12/06/2011

Review - El Cuarto de Leo



Diretor: Enrique Buchichio
Gênero: drama, romance
Idioma: espanhol
Sinopse: Leo é um jovem que está em pleno processo de auto-aceitarão e definição. Em meio aos seus passeios reencontra-se com Caro, uma ex-colega de escola primária de quem gostava quando eram crianças, e que agora vive sua própria crise pessoal. Este reencontro casual terá repercussões nos conflitos de cada um, sem que nenhum deles saiba realmente o que acontece com o outro.



É um filme uruguaio e, creio, é o primeiro que vejo.
O começo é meio estranho, mostrando o relacionamento perturbado de Leo e sua (ex) namorada e suas primeiras idas ao psicólogo, achando que seu problema de impotência sexual é causado por disturbios mentais. Leo luta contra si mesmo durante mais da metade do filme para se aceitar, e este fato é bastante melodramático.

O encontro com a colega de infância faz a história toda dar voltas sem sair do lugar. Caro é uma garota (sim, garota) estranha e mais perturbada que Leo, o que acaba deixando o drama deste último nas cenas coadjuvantes. Isso acaba mudando um pouquinho quando ele conhece, pela internet, Seba, um jovem assumidamente gay e que desperta em Leo as sensações que ele havia tanto buscado com todas as outras pessoas com que se relacionou.

Entender a cabeça  e os pensamentos complicados de Leo é um desafio ao espectador. Algumas cenas parecem totalmente sem sentido, mas o personagem de Leo pede esse tipo de coisa. O diretor, ao fim da trama, percebe que não pode haver um final feliz no personagem e o filme acaba mais ou menos como começou, só com a mínima diferença de que, agora, Leo sabe quem ele realmente é.

É meio cansativo, confesso, mas também é o tipo de filme que você não pode parar de ver para saber o que vai acontecer. O drama de Caro, entretanto, chama muito mais atenção (a meu ver, claro) que a história pessoal do protagonista - esta parece ser tão simples de resolver! A trilha sonora é ótima, alias, e percebe-se a grande qualidade do cinema uruguaio nas tomadas de cena (sem ironias).

Nenhum comentário :

Postar um comentário