17/02/2013

Review - Geography Club






Título: Geography Club
Autor: Brent Hartinger
Idioma: Inglês.
Primeira publicação: 2003
226 páginas.
Versão hardcover (imagem do post) e paperback.


Russel Middlebrook é um garoto de 16 como qualquer outro adolescente clichê de escola/história americana: tem seu grupinho de amigos restrito (na verdade, só dois: Gunnar e Min), tem pesadelos com popularidade, esportes, exclusão social e... sexualidade.

Ou seja: todos os clichês possíveis podem ser encontrados nessa novelinha água-com-açúcar de Brent. Se você gosta deles, vai gostar de Russel e do resto todo. Se não, fique longe.

O começo da trama é bastante rápido e estranho. Nas primeiras linhas narradas por Russel, o leitor tem a impressão de que ele simplesmente não se aceita. Ele não se considera gay, mas também não é o tipo de cara que é igual aos seus amigos do colégio, não gosta de garotas e não é popular. Entretanto, depois de uma noitada de bate-papo num chat público para "garotos gays" (literalmente), ele descobre que não é o único a se achar "deslocado" na cidadezinha. E, com uma naturalidade tremenda, se auto-proclama gay.

Ok, o parágrafo acima pode soar bem estranho e nonsense, mas a ideia que tive ao ler a primeira metade do livro foi que: Russel se transformou muito em muito pouco tempo e em pessoas bastante diferentes. Ele passa de adolescente recluso, a gay assumido, a jogador de baseball, a celebridade da escola, a garoto popular, ao destemido que não tem medo de se revelar e ao legal que faz amizade com todos os excluídos do colégio.... e de novo ao garoto recluso e escória da escola.

Gostei do livro, gostei dos personagens. Achei, em especial, o Gunnar um personagem muito autêntico e que fez a trama se desenrolar com mais clichês que o habitual mas com muita fluidez, sem ficar chato. Min e o pessoal do Clube de Geografia também são um pano de fundo muito bem construído, mas Russel em si me desapontou um pouquinho...

... Apesar de eu saber, no fundo, que toda novela americana tem um personagem como ele, o mocinho que sempre faz o que é para ser feito no final. 

O livro é pequeno e corrido, deixa a desejar nos detalhes. Como ele mesmo fala, os pais de Russel, por exemplo, simplesmente não aparecem em momento algum, em cena alguma. Me pergunto como é possível narrarmos a vida de um adolescente e não falar de sua família, normalmente a coisa mais complicada nessa época! (apesar de que, para Russel, os quesitos popularidade-Kevin Land-homossexualidade eram mais importantes)


Talvez por isso, ou por qualquer outro motivo, o Geography Club acabou virando uma serie - e eu juro que comprei, e li, sem saber disso! Até agora são 3 livros lançados, com previsão de mais dois ainda para este ano.

The Russel Middlebrook Series:
"Geography Club"
"The Order of the Poison Oak"
"Double Feature" - dividido em 2: "Attack of the Soul-Sucking Brain Zombie"s e "Bride of the Soul-Sucking Brain Zombies".

Para serem lançados: "The Elephant of Surprise" e um último sem título definido e que conta a história do ponto de vista do Kevin Land.

Espero ler os outros para conhecer mais do Russel, O segundo em especial parece ser muito melhor que o Geography (acampamentos de verão, hmm)!

Uma adaptação para cinema estreou esse ano sobre o livro! (janeiro? alguém confirma? não vi ainda!) Não é uma história difícil de ser adaptada, pelo contrário, muito fácil e divertida. Quando o filme aparecer por aí, verei e darei minha opinião também.

No mais, na falta do que ler, eu recomendo. O final é uma gracinha e tem umas citações muito, muito fofas e introspectivas.

EDITADO:
Foi só postar que recebi e-mail da editora confirmando o lançamento de "The Elephant of Surprise" para o dia 30 de março. O dia foi marcado por causa do aniversário de 10 anos do lançamento de "Geography Club" e do filme para comemorar a série.

Cópias em ebook já estão disponíveis para avaliação por aí.
O filme estava previsto para estreia para 28 de janeiro, mas não foi lançado ainda!
Confiram o trailer aqui: http://www.shorelineentertainment.com/movies/GeographyClub.html

EDITADO²:
Eu assisti ao filme, confiram o que achei aqui.


The Russel Middlebrook Series:
"The Order of the Poison Oak", resenha aqui.
"Double Feature", resenha aqui.

"Two Thousand Pounds Per Square Inch", conto spin-off da série que falei sobre aqui.
"The Elephant of Surprise", resenha do quarto livro aqui!
Saiba mais sobre a nova série Russel "Middlebrook: The Futon Years", que eu comentei sobre aqui. 

8 comentários :

  1. Tem a continuação deste livro ?

    ResponderExcluir
  2. Preciso muito ler a Continuação de Geography Club

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Harry! Como mencionei, a serie já tem muitos livros lançados, que eu saiba nenhum publicado em português. Dê uma olhada por aí!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não sei sobre o lançamento dos filmes ainda!
      Vou procurar informações e depois eu posto sobre :)
      Tenho que assisti-lo também e assim que possível farei uma resenha!
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. oie
    Conheci Geography Club ( o filme) através de um site GLS onde sempre baixo livros e filmes desse estilo. Tipo realmente ea história é bem parecida com outros filmes clássicos sobre o tema,
    .Porém num sei por me identificar mas amei o filme tanto ki amanhã mesmo estou indo até uma livraria aqui em Brasilia comprar pra eu ler a história completa e também as continuações. Bom quanto ao filme ele é bem interessante e sinceramente mesmo bem açucarado com certeza kkkkk mas bom de se ver e eu como sou um apaixonado por filmes estou louco pelas continuações.

    ResponderExcluir
  5. Oi, moça! Gostei da sua matéria/análise, além de me motivar bastante a ler e de ter me tirado algumas dúvidas, me forneceu os nomes de todos os livros da série. Obrigada! ♡
    Sem querer pedir spoiller, mas já pedindo, queria que você me ajudasse com algo qkshqizhwjs
    Eu, como uma boa noob, conheci a história pelo filme, não li nenhum dos livros até então e pretendo, mas tenho uma dúvida que carrego desde o final do filme, que é: eu não sei até que parte da história o filme conta, mas como a série ainda estava sendo feita na época dessa sua matéria e não sei se ainda está, acredito que tenham mais coisas para acontecerem até depois de onde conta o filme, e eu queria saber se ele vai superar o Kevin ou se a trama do filme envolvendo a vida amorosa dele ainda vai girar em torno dele e dos conflitos dos dois nesse problema de o Kevin não querer que os outros descubram dele.
    Por favor, me ajude! ;-; É que eu acho que se não for com o Kevin que ele vai ficar ou se for ficar sozinho, nem vale a pena ler. ;c; Não precisa contar muito, não precisa nem dizer se eles ficam juntos, só me diga se o Kevin continua na história até o final ou se ele não para de aparecer depois do que acontece no final do filme. Eu fico me matando, querendo muito que a história dos dois não tenha acabado lá. ; ;
    Obrigada desde já! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa!
      Dá uma lida nas resenhas dos outros livros da série! Tem todas aqui e acho que vai tirar a sua dúvida ;)
      (não vou deixar spoilers nos comentários hehe mas sinta-se à vontade pra me escrever em particular, se quiser)

      Excluir