14/06/2013

Mudanças...


Mudanças são sempre muito bem-vindas no meu ponto de vista. A gente precisa delas pra poder crescer, ganhar experiência, seguir caminhos diferentes, quase como num jogo mesmo: só que a história que se desenrola é a nossa vida, não a de um pesonagem qualquer. Por isso muita gente tem medo delas, tem receio de enfrentá-las e fica roendo as unhas só de pensar no assunto.

Mas todo mundo tem que encarar alguma mudança em algum ponto da vida.

Eu acho que chegou a hora do Marcado Com Letras encarar a sua.

Faz quase três anos que eu comprei este domínio. No começo era algo bem tímido mesmo, não tinha pretensão nenhuma de fazê-lo crescer nem nada. Era só um cantinho especial, com um nome especial pra postar/arquivar minhas coisas especiais. Mas aí eu percebi que, com o passar do tempo, não era exatamente isso que eu queria...

Dizem que a gente tem uma visão meio míope: quando estamos de olho em alguma coisa, acabamos vendo essa "coisa" em todos os lugares, o tempo todo. Por exemplo: eu estava de olho num casaquinho de bolinhas de uma loja, mas acabei não comprando quando o vi pela primeira vez. Quando saí na rua parecia que todo mundo estava usando o mesmo casaco! Impressionante! Pra todo lado que eu olhava tinha alguém com alguma coisa de bolinhas - e, olha, quem me conhece sabe que eu sou fanática por tudo que tenha bolinhas/poás/polka dots/o nome que você quiser dar. É a mesma coisa quando você está planejando uma viagem, sempre aparece alguém pra falar que já foi em tal lugar, as agências de turismo parecem ler sua mente e todos os cartazes falam daquele lugar que você está pensando, etc... Sabe? Pois então.

Ultimamente tenho visto tudo, de reportagens a comentários dentro da minha família inclusive, sobre elevar os hobbies ao patamar de trabalho. Levar a sério. Comecei a ler mais a respeito, a pesquisar, a consultar, e eu achei a ideia bacana demais pra deixar passar em branco. E aí que o ML se encaixa perfeitamente: ele é tudo o que eu preciso pra colocar em prática essas ideias.

Apesar de eu já vir fazendo isso desde o finalzinho do ano passado, com as postagens de dicas para escritores e o mercado editorial brasileiro, eu não estava pensando em nada além de dar minha opinião deliberadamente. Mas agora resolvi levar isso mais que a sério: existe um "mercado" em potencial aí, o das pessoas que querem ler sobre isso também, querem falar sobre isso, querem ouvir minha opinião.

O número de visitantes do site cresceu absurdamente nos últimos meses, principalmente com as minhas postagens sobre o mercado editoral brasileiro e sua negação ao gênero LGBT, a falta de apoio a escritores "não-mainstream" e ao quanto o mercado internacional é "evoluído" nesse quesito. O que me levou a perceber que: gente, não sou só eu que penso nisso! Cadê a voz desse povo? Ou melhor: cadê essas pessoas?

Daí que resolvi procurar por elas.

E hoje eu parto para uma nova fase do Marcado Com Letras.

Ele continua sendo o meu site de arquivamento dos meus escritos, para a minha própria divulgação, mas também será um site mais aberto no sentido de que: se tem alguém pra me ouvir e quiser falar, vai ter esse espaço. E vai poder divulgar e nós vamos tentar criar uma voz por aí pra ser ouvida.

Acho que o foco não vai mudar muito, mas é uma pequena mudança para mim, porque agora eu decidi que quero realmente seguir adiante com isso: quero fazer com que as editoras nos ouçam. Escritores amadores, escritores queer, leitores! Vamos fazer com que nossos romances tenham espaço nas livrarias! Vamos fazer o mercado editorial brasileiro abrir a cabeça o coração, a mente e o bolso pra nós também, porque merecemos respeito.

Então, resumindo, o Marcado Com Letras vai se profissionalizar. Estou planejando um projeto gráfico melhorzinho pra ele, uma organização melhor pra poder ficar com uma boa apresentação e tal e enfiar o pé no acelerador de vez! É uma grande decisão, por isso escrever sobre isso também era importante.

Pra começar, quem tiver interesse em me ajudar de qualquer maneira, entre em contato. E-mail novo, exclusivo agora, porque a ideia é também me desvincular pessoalmente do site, então: marcadocomletras@gmail.com. Estou procurando parcerias com outros blogs, editoras e autores (independentes ou não) também, então todo mundo é bem-vindo, okay? 

Quero esvaziar minha cabeça da quantidade de coisas que eu penso e que gostaria de compartilhar, então espero que os posts sejam mais frequentes. Mas postagem sem leitor também não funciona, então compartilhe a ideia ;)

Um comentário :