25/07/2013

25 de Julho - Dia do Escritor

d'A Fantástica Literatura Queer
Todo mundo tem um sonho. Não tem? É uma espécie de máxima da humanidade: você tem que ter um sonho pra viver a realidade. Nem que seja algo bem pequenininho, assim, escondidinho no âmago do seu ser e que você tem até vergonha de revelar a alguém... Mas você sabe que está lá. Talvez esteja lá desde que você nasceu, ou de quando pensou no que queria ser quando crescesse. Ou talvez esteja lá desde ontem, ou antes de ontem. A verdade é que não importa.

Todo mundo tem um sonho.

E existem algumas pessoas que passam esse sonho para as outras. Eu encaixo delicadamente todos os escritores nessa categoria de transmissores de sonhos. Pode isso?

Com toda a licença poética, pode sim.

Então hoje é dia de comemorar a vida desses desbravadores de mundos - imaginários ou não, desses sofridos trabalhadores, dessas mentes incansáveis e encantadas que nunca desistem de seus próprios sonhos: colocar no papel, em palavras, o que está lá no fundo do coração que só ele/ela consegue enxergar. É a habilidade - e coragem! - de expor o que pensa, o que sente, o que vê e o que gostaria que visse, sentisse e pensasse. É abrir os braços e dizer, com todo o orgulho do mundo, que sua vida é um livro aberto. Quase, e literalmente em alguns casos!

Todo mundo é um pouquinho escritor, mas hoje o dia é deles. Daqueles que já alcançaram a dádiva de poder dizer: "eu sou um escritor profissional".

Para os que ainda sonham, não é hora de desistir. No dia vinte e cinco de julho do ano que vem seu nome pode estar aí, sendo homenageado por dezenas. Afinal, existe sempre um mundo a espera de ser descoberto pelas nossas palavras.

25 de Julho - Dia Nacional do Escritor

"If I don't write to empty my mind, I go mad" - Lorde Byron


Nenhum comentário :

Postar um comentário