26/08/2013

Inspiração - Macro Fotografias

Gosto de tudo um pouquinho, essa é a verdade. Música, desenho, pintura, bordados... e fotografias. Já fiz um pouquinho de tudo também, mas nunca estudei de verdade nada disso (a não ser desenho, que fiz umas boas aulas, mas faz MUITO tempo. O resto é de auto-didatismo -?- mesmo).

Minha primeira câmera foi uma Yashica antiiiiga que minha mãe ia jogar fora porque tinha comprado uma Sony, que na época era super moderna, - isso eu devia ter uns seis anos, então, tem uns vinte anos! E era aquela coisa: filme, dinheiro pra revelar... Como no interior tudo é muito caro, eu quase não revelava as fotos que tirava, era só pra passar o tempo mesmo. Afinal, o que uma criança de seus seis anos de idade ia fazer com uma máquina?

Minha primeira digital compacta foi uma Canon A300, que também veio "revolucionando". Foi uma das primeiras a ter mais de 1Mpx! Gravação de video e o recurso macro disponível. Foi aí que eu comecei a brincar de verdade.


Já disse que nunca estudei nem peguei nada a sério, né? Então, fui fuçando de brincadeira mesmo e descobri que fotos em macro são a coisa que eu mais gosto de fazer. Eu adoro fotografar, mas pegar os detalhes das coisas, com o meu ponto de vista... sabe? Dá um ar muito mais íntimo à fotografia ao meu ver. E foi com a velhinha Canon que eu comecei, depois passei para uma Sony, que também não tinha nada de mais, mas um macro muito bom pra uma digital (0 cm!) e hoje tenho uma Fujifilm semi-profissional que tem me proporcionado momentos de alegria.

Pra quem não sabe, a fotografia MACRO é a fotografia de pequenos seres e objetos ou detalhes que normalmente passam despercebidos no nosso dia-a-dia; são fotografados em seu tamanho natural ou levemente aumentados através de aproximação da câmera ou fazendo uso de acessórios destinados a este tipo de fotografia. As macrofotografias são exibidas em tamanho bastante ampliado para maior impacto visual (fonte: Wikipedia)
Também com a W7, meus olhos.
Todas com a W7

Com a Fuji

Fico horas brincando com aberturas e velocidades e outras coisinhas, então muitas das fotos são só para teste mesmo, até eu me acostumar com essa câmera. Algumas até que saem boas, entretanto, e eu resolvo compartilhar. Reativei o meu Flickr e vim postar algumas das últimas fotos que eu tirei pra alegrar o ML um pouquinho!


Meu filho número dois :3
Todas as acima, com a Fuji


Mais? Deem uma passadinha no Flickr e no meu DA antigo também tem fotos.

Então posso com certeza dizer que essas fotos me inspiram profundamente: é aquele gostinho de segredo que elas tem, de imaginar o que mais há por detrás ou como a fotografia foi feita.... Enfim, muita história pra contar.

E você? O que te inspira?


Um comentário :

  1. Eu também adoro fotografias em macro, principalmente porque é mais fácil de fazer o fundo desfocar, e eu acho esse efeito a coisa mais linda. Queria ter a mesma manha pra fazer isso com outras coisas, tipo pessoas ou monumentos, mas não rola.

    Outra coisa que descobri que amo é tirar fotos em pleno escuro com apenas o objeto à câmera sendo iluminado - tipo as fotos do meu Flickr, como com a fumaça, as rosas.

    Mas pelo tanto que eu tiro prints de jogos e de filmes, queria mesmo é poder tirar fotografias com modelos reais. lol Mas não conheço ninguém com paciência pra isso.

    ResponderExcluir