31/01/2014

Na TV - #Feliko

Atenção: o objetivo desse post não é dar lição a ninguém. Eu só não podia deixar de fazê-lo. Afinal, nas últimas semanas (na última, mas precisamente), todo mundo só fala nisso - inclusive eu, que repentinamente comecei a ligar a TV no canal que eu menos gosto e num horário que normalmente eu uso para "trabalhar". Aliás, eu comecei a ligar a TV, e na TV aberta! O que só aí já é um passo gigantesco.

Ao fazer isso, percebi que todo mundo estava fazendo o mesmo e por um motivo (Ok, talvez minha mãe esteja fazendo por vários motivos, a vizinha também, mas muita gente que eu conheço estava fazendo por um mesmo motivo): Felix e Niko.
por Tanko

Não é a primeira vez que isso acontece. (In)Felizmente algumas coisas veiculadas na TV aberta tem esse poder, de mexer com a conversa das pessoas, com as opiniões. Quantas vezes já não fomos tragados nessa? De comentar o que todo mundo comenta, às vezes nem saber direito sobre qual é o assunto? É mais ou menos essa a minha visão de TV: um monte de gente falando sobre assuntos que nem eles mesmos sabem sobre.

Estou generalizando, sim, eu sei! Sem pedras, por favor, é por uma boa causa!

Foi mais ou menos nessa, de comentário em comentário, que essa história surgiu. Felix e Niko. Comentários ruins, comentários neutros. E comentários. De um em um eu fui me inteirando do assunto e tive que ver com meus próprios olhos.

Eu vi. Eu me apaixonei quase que instantaneamente e me juntei à massa de pregadores da hashtag #Feliko. E me assustei com o tamanho do... bom, fandom. E vi que até a vizinha tava no meio, o cara da borracharia da esquina torcia pros dois, a mãe da minha amiga que é homofóbica até com vegetais (??) estava torcendo pelos dois.... Daí que a TV aberta de vez em quando faz algo legal, que vale a pena comentar sobre, mesmo que sejam opiniões envoltas em hipocrisia, machismos e preconceitos que às vezes nem serão superados.

Felix e Niko não são o casal ideal, longe e MUITO LONGE disso. Eles não são o retrato da realidade homossexual brasileira (nem de qualquer outro lugar, convenhamos), não são modelos, não estão nem perto de ter seu próprio lugar reservado no coração de todo mundo que torceu pra eles durante essas últimas semanas - a maioria vai esquecê-lo assim que o novo casal-barraco-hétero aparecer na próxima novela.  Quem se lembra da Clara e da Rafaela? Do Junior e do Zeca, e do beijo gravado que nunca foi ao ar (e que ninguém sabe se realmente existiu)?

Mas talvez, só talvez, eles venham a ser lembrados pelo menos por uma coisa: o primeiro casal gay protagonista de uma "novela das 8" que realmente teve uma campanha positiva. Walcyr pode ter errado em muita coisa, mas ele pelo menos teve espaço pra dar voz (e imagem) aos gritos da galera das redes sociais, principalmente. Afinal, o Brasil inteiro quis beijar o Niko.

E finalmente o Felix conseguiu.

E a gente gritou MUITO POR ISSO! E chorou também, confessem!
Fanart por Kurama Chan

fanart por Kerol Kerol Kerol
Fanart por Lidi Oliveira
por Washu M.

por Kurama Chan

Um comentário :

  1. Cara, eu lembro dos dois casais que você citou. E lembro que eu era gamada neles. Só fui saber que teve um beijo gravado esses dias, lendo a respeito do Niko e do Felix mesmo, e fiquei morrendo de medo de ficar fora do ar também.

    Mas, embora outras novelas tenham tido casais e essas pequenas campanhas, eu acho que Felix e Niko foram ainda mais cativantes, e acho que muita coisa influiu nisso: A aparência e os próprios atores, com a sua dedicação imensa ao trabalho, porque, pra mim, eles realmente pareciam estar dando o melhor de si; e essa novela ter tido uma protagonista sem graça pra caralho, deixando o Félix se destacar. Desde o começo minha mãe fala que o Félix era o melhor da novela, e eu já vi posts por ai dizendo que ele chamava muito mais a atenção também. A atuação dele foi ótima, e além de ele, por si só, ter essa atuação, ele fez par com o personagem do Thiago, sendo que o Thiago também é excelente, e por si só tem um jeitinho cativante (minha mãe diz que ele parece um anjo ♥ eu concordo). Daí, ainda tem a história toda dos dois, e o povo que acompanha a novela por tanto tempo, assim como quem lê um livro, acaba vivendo aquilo junto. Sabe? Não é coisa de cinema, você vai, senta, vê e vai embora. Não. É algo que acontece todo dia, tá todo dia na sua sala, mesmo que você saiba que é televisão, aquilo já está fazendo parte da sua vida. E pra todas essas pessoas que, mesmo sendo contrárias a esse tipo de relação, enfim, acompanharam, é como se tivessem convivido com nosso casalzinho tchuchuco. lol

    Really, até minha mãe tava dando uns chiliques altos aqui quando eles estavam pra se beijar. A equipe num total conseguiu criar todo um clima marcante, e conseguiram assumir muito bem essa responsabilidade tão grande que jogamos em cima deles. Felizmente, a internet tá aqui hoje, ela mostra na hora a opinião das pessoas, e diferentemente das outras novelas, a gente consegue interagir mesmo com grandes emissoras, como a Globo. Então finalmente conseguimos! Yay!

    ResponderExcluir