07/01/2014

Top Ten Tuesday - Resoluções Literárias para 2014

Hoje é terça, então é dia de Top Ten Tuesday! Esse é um meme literário iniciado pelo blog The Broke and The Bookish e que é postado, adivinhem, toda terça-feira.

Então vamos ao primeiro TTT de 2014: as resoluções literárias de ano novo.

Eu sempre faço uma meta para todo ano, que é mais como uma obrigação pra mim. Sim, sou do tipo que fica: preciso bater a meta, preciso bater a meta, preciso bater a meta, preciso! E fico contando quantos eu preciso ler para não ficar atrasada e tal. O "contador" do goodreads me ajuda nisso, mas às vezes surgem alguns livros no meio do caminho que pulam a fila toda (foi o caso de O Oceano no Fim do Caminho no ano passado, que eu logo que ganhei já comecei a ler). Enfim.

Minha meta de verdade seria ler todos os livros comprados, mas acho que isso é meio impossível (no meu ritmo/vida). De acordo com minhas contas, tenho mais ou menos 60 livros na espera e consegui ler 30 ano passado. Ou seja, tenho livro para dois anos ainda - e isso se eu não comprar nenhum livro em 2014, coisa que acho extremamente improvável!

Essa resolução que vou fazer então junta os livros que eu já tenho com os lançamentos que quero ler em 2014 e os que eu já tenho em mente para comprar risos. Por isso, para que nem eu nem vocês fiquem perdidos, acho justo dividir em partes, do tipo "series", "lançamentos", "desejados", etc. Vamos ver se vai dar certo.

Perspectiva literária para 2014

Na Fila

Alguns livros que estão na fila há um tempo:

Nick of Time, do Ted Bell, A Fera, Alex Flinn que se tornaram ambos adaptações cinematográficas que eu ainda não vi por não ter lido o livro. Uma Crença Silenciosa em Anjos, R.J. Ellory, também está na estante esperando há um tempão, mas não queria ler mais dramas, então fui postergando. Acho que esse ano eu consigo!

Extraordinário é o que mais espero para começar, já que também ganhei na época d'O Oceano, mas consegui segurar a leitura. Laranja Mecânica também está na espera para releitura. Persuasão, Emma e Razão e Sensibilidade certamente serão lidos em 2014, por causa da minha "febre Austen" e da necessidade de clássicos. Estou relendo O Morro dos Ventos Uivantes e O Senhor dos Anéis, ambos na versão original, em inglês, mas não conto como meta porque eu os pego quando estou inspirada, digamos.

Continuações e Series

Para 2014, pretendo dar continuidade em algumas series que comecei e não consegui não tive saco para continuar por diversos motivos.

A primeira delas é Instrumentos Mortais. Se tudo correr bem, pretendo ler pelo menos Cidade das CinzasCidade de Vidro. Não sei se conseguirei ler o resto, porque a escrita da Cassandra (e o próprio desenvolvimento da série, confesso) me irritam profundamente. Leio pelo hype, sim.

A segunda, Mundo de Tinta, pretendo terminá-la. Sangue de Tinta e Morte de Tinta, para acabar com a agonia.

Depois vem Minha Vida Fora de Série, da Paula Pimenta, que lerei a segunda temporada e, dependendo, comprarei a terceira que também deve sair esse ano. Gostaria muito de ler Fazendo Meu Filme, mas só quando tiver promoção boa pra poder comprar todos de uma vez.

A continuação que mais quero esse ano é Enders, o segundo (e último?) de Starters, da Lissa Price. Falei um pouco sobre ele na retrospectiva de 2013.

Tenho a coleção toda de Desventuras em Serie para ler também. Li os quatro primeiros há MUITOS anos, então creio que terei de reler para acompanhar. Mas, poxa, são 11 livros, jamais conseguirei ler todos de uma vez! Ainda mais com essa lista gigantesca que estou fazendo!

Também tenho a serie Sussurro - Hush, Hush completinha até sem tirar do plástico, pra ler e pretendo. Julieta e Romeu Imortal, também na lista desde o ano passado, além da série que começa com Neuromancer, do William Gibson. E com certeza lerei Divergente completa, por causa do filme que estreia esse ano.

Quero muito que dê tempo de ler Bruxos e Bruxas, do James Patterson (e da co-autora que ninguém lembra do nome, coitada), mas não sei se me aventurarei porque não comprei O Dom e não sei quando será lançada a sequência, e ainda tem mais outro livro, e outro e... isso me desanima.

Tenho também A Rainha da Fofoca para ler, o que acho que farei no entre-series porque são livros mais leves, digamos. Tenho os dois livros da Trilogia O Século do Ken Follet na lista, mas coloquei na cabeça que só lerei depois de lançarem o terceiro, então acho que ficará para o próximo ano.

E de séries, acho que é "só".

Nacionais e Desejados


Atualmente não tenho nenhum desses, mas pretendo adquiri-los nesse ano, então são todos desejados. Dos que já tenho, pretendo ler O Inverno das Fadas  e A Fada, ambos da Carolina Munhoz. Consegui terminar todos do Draccon em 2013, mas pretendo comprar o Feérica só para completar a "coleção" do casal (oi, sou dessas). Ainda estou  (também) desejando fortemente o Espadachim de Carvão, do Affonso Solano.


Quero comprar O Terceiro Travesseiro, apesar de já tê-lo lido, para reler e para ter na estante mesmo. Além do All-Star Azul, que também já li (na época do Orkut eu acompanhava as publicações na comunidade, posso dizer que sou uma colaboradora da ideia e do incentivo para aquele monte de bobagem ter virado livro! haha preciso tê-lo/relê-lo!). Também quero o Aposta (N. Ramiro)!



Quero também o Não Existe Amor Errado, para resenhar, e Apartamento 41, apesar de não ter gostado do mesmo quando comecei a ler (anos e anos atrás).

Saindo dessa esfera, um livro que não estava na lista, mas que me chamou muita atenção nas últimas semanas foi Simplesmente Ana, da Marina Carvalho. Estou muito curiosa para lê-lo! Tenho também o Nada Dramática, da Dayse Dantas, um dos lançamentos de 2013 que eu queria muito ter comprado, mas ainda não consegui. A Ilha dos Dissidentes (Bárbara Morais) também está nessa lista de compras não realizadas de 2013, junto com Mitral - O Esconderijo do Mundo e Sábado à Noite (Babi Dewet), que está na lista desde o lançamento haha




Bom, acredito que mais e mais livros vão surgindo. Tenho alguns outros, mas não sei se priorizarei a leitura entre esses aí. Se alguém quiser me recomendar por onde devo começar, ficarei feliz, já que eu mesma estou perdida nessa lista gigante!

Quero ler mais coisas nacionais, e tenho um milhão de e-books na mão também, só que ler no PC não me anima, infelizmente (e comprar um e-reader/tablet agora não dá). Na melhor das hipóteses, vou fechar essa meta. Na pior, vou incluir um monte de outros livros não-citados e postergando a maioria das series, porque me falta paciência. Quando os autores resolverem voltar a fazer volumes únicos (nem que seja de mil páginas), eu agradeceria!


Nenhum comentário :

Postar um comentário