25/07/2014

Dia Nacional do Escritor





Certa vez um profissional conceituado de uma área não muito reconhecida, desses que a gente vê todos os dias por aí, espalhou a polêmica frase que o fez subir dois degraus na escada da fama instantânea: “Todo mundo já nasceu um escritor”. De certo modo ele tem toda a razão.

Os verdadeiros escritores, entretanto, são aqueles que escolhem por vontade própria imergir na arte do criar. Eventualmente, eles mudam de nome para autores e tentam levar essa e muitas outras ideias que pipocam por aí para debaixo dos holofotes. Pode não parecer, mas isso é trabalho árduo e pesado para a massa cinzenta que habita essas cabecinhas!

Escritores gostam de viver no paraíso e no conforto de suas próprias imaginações, cercados por suas criações, apesar de terem que levantar da cama como todo mundo e pisar firme para não tropeçar. E eles são os que mais tropicam, diga-se de passagem, e os que mais demoram a se erguer de volta.

Esses seres míticos levam o estandarte tão a sério que às vezes se esquecem de que são meros mortais, de que dependem até de suas próprias limitações. De que o chão é mais duro para uns, e a caminhada, mais longa e cheias de pedras no caminho. Esquecem-se inclusive de que, por essas e várias outras razões inexplicáveis, podem não agradar nem gregos, nem troianos. Nem a eles mesmos.

Dizem as más línguas que todos os pormenores muitas vezes desagradáveis valem a pena. Afinal, deve ser mesmo bom brincar de criar, não é? Dar vida, pensamento, sentimento à centenas de coisas. É gratificante, faz bem para a alma e a mente – e principalmente para o ego. Imagina se alguém idolatra aquela coisinha minúscula que surgiu sem avisar e te aponta como criador? Como autor, então, a sensação é de roubar o fôlego! É felicidade que não cabe nem no plano do pensamento!

Por isso a gente tem um dia só nosso. Um dia de para nos esticarmos ao sol e receber as glórias, de levantar da cama com um sorriso no rosto e saber que tudo valeu - e ainda vale a pena (a caneta, o teclado, a tinta...)!

Parabéns, escritores! Tenham consciência de que fazemos do mundo um lugar melhor!

E que somos todos marcados com letras ;)





Pra inspirar.

Um comentário :