03/02/2015

Contra o Preconceito!

#SomosTodosPeterGraham
Preconceito.
Já bati tanto nessa tecla aqui (e na minha vida pessoal) que fica até redundante escrever sobre o mesmo assunto.

Como disse aqui, uma palavrinha deveras polêmica hoje em dia, mas que infelizmente não deixa de ser praticada todos os dias por centenas de pessoas diferentes. Talvez até por você mesmo.

Hoje eu vim, novamente, falar sobre um tipo específico de preconceito que os frequentadores do Marcado com Letras devem se identificar muito bem: o sexual. Em sua forma extrema, a gente tem múltiplos exemplos de homofobia por aí e não é papel meu ficar ressaltando esses casos - afinal,  penso que quanto mais se fala e se expõe esse tipo de barbaridade, mais as pessoas acham que é "normal" e que a gente deve "deixar pra lá".

Não creio, inclusive, que o preconceito tem alguma ligação com o nível de instrução das pessoas, nem com a classe econômica. Não importa se você é inteligente, rico, pobre, etc. Pra mim não existe absolutamente nada que justifique qualquer ato de agressão - emocional, verbal ou física - contra qualquer pessoa e animal.

Por mais que existam aqueles que conseguem enxergar como eu, é comum vermos que ainda tem gente que pensa o contrário - ou nem pensa, né? Vai entender.

De qualquer forma, eu, Lorena Miyuki, como pessoa humana e, principal e orgulhosamente como autora LGBT, estou participando de uma campanha muito bacana iniciada pelo autor de Graham - O Continente Lemúria. Pra quem não conhece, 
Peter Graham é um personagem fictício do romance escrito pelo autor A. Wood. Graham é um jovem homossexual que enfrenta preconceitos simplesmente por ser quem ele é. O preconceito começa dentro da própria casa com uma família conservadora e um irmão homofóbico. Infelizmente, essa é a realidade de muitos jovens homossexuais, que se sentem reprimidos e com medo de abraçarem quem realmente são por causa de uma sociedade muitas vezes intolerante. A cada 1 hora, 1 homossexual sofre violência no Brasil. A Secretaria Nacional de Direitos Humanos mostra que registros de homofobia saltaram de 1159, em 2011, para 6.5 mil casos até outubro de 2014 (Fonte: O Estadão) 
Com o objetivo de mostrar ao público que o preconceito existe, mas que deve ser combatido, foi criada essa campanha.

Se você é contra esse e/ou qualquer tipo de preconceito, a ideia é tirar uma foto, fazer uma postagem criativa, algo que contenha a hashtag #SomosTodosPeterGraham. Envie para a página do livro ww.facebook.com/grahamocontinentelemuria e compartilhe em suas redes sociais (facebook, twitter, instagram etc) usando #SomosTodosPeterGraham.

Além disso, se você sofre preconceito, denuncie! Preconceito é crime e deve ser tratado como tal! Lembre-se também que existem instituições para ajudar as vítimas e uma delas é a SOS Jovem, que dá suporte online e possui uma rede de "padrinhos" bastante grande! Se você quiser conversar, desabafar e/ou pedir ajuda de alguma forma, entre em contato - inclusive comigo! Participo do SOS e fico à disposição, através deste post, para quem quiser conversar, ok? Não sou nenhuma especialista, mas em certos casos qualquer palavra amiga já ajuda, né?

Infelizmente, também sofri muito preconceito dentro do próprio preconceito e sei como lidar com muitas situações que superei para chegar onde estou. Ainda sou vítima, mas acho que isso é assunto para outra postagem e reflexão :)

Convido vocês a lerem alguns dos meus escritos que também falam sobre preconceito e homofobia. Entre eles, os Contos de Verão, composto de seis histórias curtas sobre a estação. Skyline, uma série (inacabada) sobre um jovem piloto que enfrenta o preconceito tanto na família, quanto em si mesmo. Moonpie, um conto sobre imposições familiares e o amor entre crianças. E a série Galáxias no geral, cuja temática principal é sobre um jovem terráqueo que tem a missão de acabar com o preconceito no universo em Lições Sobre Passas, Respeito e Diversidade. Todos eles podem ser encontrados DE GRAÇA na aba "download" aqui no site, ali em cima no menu, mas também já coloquei o link de cada um para download em PDF.

No Wattpad, a novela na qual trabalho atualmente também fala sobre o assunto mostrando a angústia e superação do personagem principal na hora de se assumir para a família, amigos e, principalmente, para si mesmo.
Espero que cada um faça a diferença como pode! Fica aqui a minha contribuição :)

Nenhum comentário :

Postar um comentário