06/04/2017

Dica - música queer

Canções temáticas, cantores, bandas, video clipes... aqui vão minhas dicas de tudo que contempla a sigla LGBTQ no mundo da música pra vocês apreciarem.
Eu quero fazer um post desses desde que comecei com o site, oito anos atrás (sim, faz oito anos que isso aqui existe!), mas por alguma razão eu ficava postergando.... Daí que resolvi acabar logo com isso e colocar em prática. O motivo de procrastinar era muito simples: eu sempre acho que vou esquecer alguém ou ser injusta na hora de fazer recomendações, mas por isso mesmo vou deixar a postagem em aberto: se eu me lembrar de mais, é só fazer outra, uma "parte 2", né?

Então vamos lá. Não pretendo falar muito de cada recomendação porque acho que elas falam por si só, mas procurem saber mais sobre os artistas que citarei aqui. Deem uma chance para o trabalho deles, mesmo que talvez você não goste do que vou indicar - e eu vou (tentar) me ater a uma única música deles, então pode ser que essa em particular não te agrade, mas outras sim. Eles são normalmente afastados da mídia "maior", mas merecem muito respeito por já desafiarem os padrões, né?

Matt Nathanson - Kinks Shirt

O Matt é mais conhecido por outra música, mas eu amo todas, inclusive já escrevi um conto tendo a mais famosa dele como pano de fundo ("Come on get higher")... Mas esse vídeo é tão maravilhoso que só assistindo pra saber. Recomendo também assistir o vídeo dele de "Modern Love".

Scissor Sisters - Take Your Mama

Scissor Sisters é uma banda maravilhosa que infelizmente está de hiatus cujo nome em si já dá o que falar, e eles sempre têm músicas icônicas e letras fantásticas e... Desculpa, sou fã e me empolguei aqui. Mas "Take Your Mama" é uma canção antigona que fala das dificuldades em explicar para os mais velhos (em especial os pais) sobre sua sexualidade no interior. O Jake Shears (principal vocal) é sempre pioneiro e polêmico. Também recomendo: "Sex and Violence", "She's My Man" e "Let's Have a Kiki" (para dançar haha).

Kadie Elder - First Time He Kissed a Boy
Kadie Elder é um duo dinamarquês que fez muito sucesso com esse clipezinho aqui, e com razão, né? Eu amo essa vibe, as cores, tudo!

Eli Lieb - Young Love
O Eli é um cantor e compositor independente, mas não é difícil conhecê-lo por essa música e também por outra que eu gosto muito, intitulada "Safe In My Hands".

Matt Fishel - Finally
Eu sei, essa música não é dele, mas a voz do Matt ficou tão boa nela! E esse vídeo ganhou como melhor lyric video não foi à toa! Matt é britânico e eu também recomendo as canções autorais dele, como "Football Song" e  "When Boy Meets Boy".

Geo Louis - Him
O Geo tem pouquíssima coisa lançada, mas eu acho a letra dessa música bem bonitinha? E ela tem uma pegada "comédia-romântica" que não sei explicar hahaha 

Steve Grand - Time
A música do Steve mais conhecida talvez seja "All-american Boy", que eu também recomendo, mas eu acho esse clipe tão bonito e poético! Assistam!

Joey Graceffa - Don't Wait
Esse clipe, essa letra, é impossível não se apaixonar! O Joey é um youtuber famosinho lá fora, ele atua, faz uns reality shows e, bem, canta né.

Hayley Kiyoko - Girls Like Girls
Acho que quase todo mundo conhece e/ou já ouviu a Hayley, né? Essa é a música que eu mais gosto dela e o clipe também é bem inspirador, digamos.

The Irrepressibles - Two Men In Love

Essa música dá até um calafrio! Aliás, todas as músicas do The Irrepressibles (que é formado pelo cantor/compositor Jamie Irrepressible e Sarah, Chloe e Ollie nos instrumentos, que vão desde o piano ao violoncelo) são lindas e extremamente tocantes. Jamie diz que todas são autobiográficas e o nome da "banda" (não sei se posso classificá-los assim) é sobre quebrar as barreiras da música e ser honesto sobre sua sexualidade nas canções. Recomendo também "Always On My Mind".

Aquillo - Calling Me
Já aviso que recomendo tudo de Aquillo, mas essa música e esse clipe em si foram feitos pra gente chorar, então pega um lencinho, coloca um fone de ouvido e esteja avisado.

Asbjørn - The Love You Have In You

Mais um dinarmarquês na lista que traz de forma bem artística sua visão sobre amor e separação,  tudo também com tom autobiográfico. É uma melancolia muito bonita, né?

Huntington - Secret
Eu acho esse clipe uma obra de arte? Um filme em pouco mais de três minutos! Huntington na verdade é um dueto, formado pelos alemães Scott Huntington e Dustin Ibrahimoglu e que têm pouca coisa lançada oficialmente eu acho, mas estão no ramo desde 2011.

Troye Sivan - WILD ft. Alessia Cara

É um pecado eu estar fazendo isso, mas vou colocar o Troye e a Alessia juntos só pra recomendá-los se você ainda não os conhece, porque ambos merecem um post separado. Sério. A Alessia é uma joia rara, ouçam/assistam "Scars to Your Beautiful". E não é possível você ainda não conhecer Troye Sivan! Um dos mocinhos mais preciosos dessa humanidade??

Essa música é icônica e esse clipe traz muito dos dois, mas, pra quem não sabe, a "Wild" faz parte da trilogia "Blue Neighbourhood", que é composta pelas músicas (e vídeos) de "Wild", "Fools" e "Talk me Down". Vocês podem assisti-la inteira aqui embaixo, mas pega a caixa de lenços porque é de arrancar o coração.


"Wild" estará pra sempre marcada em mim porque os protagonistas, e o clima, o clipe, tudo desse vídeo é quase a personificação do meu romance "Você É Só Pra Mim", tanto que fizeram esse gif aqui que me faz suspirar sempre que vejo.

Enfim. Deixei o Troye por último porque, realmente, eu preciso escrever um post só dele porque ele merece. De qualquer forma, isso foi só pra expor alguns outros artistas. Vocês podem me recomendar também que, quem sabe, não vem uma parte 2 por aí?!

Nenhum comentário :

Postar um comentário