28/06/2017

Dicas - livros LGBTQ para o dia (e o mês!) do Orgulho

No dia 28 de junho é celebrado o Orgulho LGBTQ (I) internacionalmente. No mês inteiro estamos enaltecendo a representatividade dessas letrinhas na esfera artística, seja na TV, no cinema e, principalmente (no nosso caso), na literatura.
Resolvi fazer uma listinha para divulgar não só a representatividade, mas também autores novatos e (de preferência) independentes que estão trabalhando para aumentar a presença de personagens dessa sigla na literatura nacional. Como venho batendo sempre na mesma tecla, infelizmente a falta de diversidade de temática e também de personagens LGBTQ me irrita um pouco, então tentei "selecionar" romances que trazem enredos que pelo menos tentam fugir do clichê. Quem me conhece sabe que eu gosto de clichês, mas chega uma hora que cansa ler a mesma coisa sempre! E o que tem me enervado ultimamente é a falta de atenção para essas (poucas) originalidades pouco conhecidas (e encontradas) no meio nacional.

Ou seja, esse post também é pra dar um toque: GENTE, VAMOS ESCREVER COISA ~DIFERENTE~? Já passou da hora de sair da caixinha de "garoto gay encontra garoto hétero que está ~se descobrindo~"! E já passou da hora de os próprios autores acharem que temos que tratar a sexualidade do personagem como algo "diferente" e cujo enredo seja envolto nela. Precisamos de algo mais! E cadê as outras letrinhas representadas?? Tentei variar na escolha porque não queria só livros com personagens G... e o B, e o T? E, principalmente, cadê o Q?! Acho que as pessoas se esquecem que a sigla é mais que gays e lésbicas, infelizmente. E outra coisa que já falei aqui, já discuti em vários lugares, é a sexualização excessiva dos personagens. Vou reiterar: não precisamos disso pra construir boas histórias. Portanto, esse critério também pesou nas minhas escolhas aqui.

Enfim, vamos para a lista? Selecionei, com muito custo, dez romances nacionais para ~enaltecer de graça~. Tive ajuda das indicações que recebi no Facebook, mas também procurei outros que já estavam na minha meta pessoal. Esta lista não está em ordem de classificação, é claro, mesmo porque quero dizer que, infelizmente, eu li nenhum dos livros que citarei aqui, então é só uma indicação mesmo e, quem já tiver lido, deixe seu comentário/opinião aí, tá?

Além disso, qualquer um dos autores citados aqui se quiserem ter seus trabalhos resenhados por mim, fiquem à vontade para entrar em contato.


Título: Infamous 
Autor: Kyran Gabrielle
Sinopse: "Nós nos conhecemos em um bar. Éramos um escritor e um editor, cada um em sua própria embriaguez de fracasso.
Até que nos beijamos, começamos a ler um ao outro — e nos tornamos 'amantes', no sentido mais arcaico, mais puro e mais romântico dessa palavra impressionista.
Por fim, chegamos ao erro: Escrevemos um sobre o outro, e nos tornamos nossas próprias palavras, uma coisa só.
E, assim, deixamos de existir em todo o resto que conhecíamos, para existirmos apenas na inexistência de 'sermos' inseparáveis."

Relacionamento gay abusivo escrito em forma de roteiro.

Título: Reescrevendo Sonhos
Autora: Marcia Dantas
Sinopse: Luciana sempre soube da capacidade de sua mente de criar boas histórias para os seus livros, mas jamais poderia imaginar que também poderiam surgir sonhos tão fora do comum. 
A escritora, que encontrou a prisão de uma crise criativa depois de uma tragédia vivida, viu nos sonhos com o rosto de uma mulher desconhecida o impulso que precisava para começar um novo livro. No entanto, a ausência de respostas para a origem da misteriosa alucinação acabou não permitindo que a história encontrasse um desfecho adequado. 
O que ela não poderia esperar era que a ajuda viria de Bárbara, uma pessoa enviada especialmente pela editora, cuja semelhança assustadora com a pessoa de seus sonhos fez com que as perguntas sobre os mistérios de sua mente ficassem ainda mais complexas e intrigantes.

Personagens lésbica e bissexual, mas sem foco na sexualidade das duas.

Título: Intersex
Autora: Jade S.
Sinopse: Léo está voltando à casa paterna de onde saiu há mais de dezesseis anos. Seu plano é resolver tudo e voltar para a vida tranquila que leva no Canadá. Mas num pequeno acidente na estrada ele conhece Rafael, um garoto cujo olhar o deixa intrigado. Através dele Léo é levado ao próprio passado, para uma história que ele não está preparado para enfrentar. 

Bryan é um garoto "estranho". Adotado ainda criança por uma tia de Léo, ele vai morar com os Leonardi quando perde a mãe adotiva. Na comunidade rural em que vivem, os Leonardi se preocupam em manter as tradições e aparências, negligenciando a necessidade do garoto de ir ao médico aos treze anos. Quieto e arredio, ele encontra atenção junto ao primo Leonardo, que está no auge dos hormônios da juventude. E esse envolvimento pode trazer consequências muito sérias.

Enredo discute sobre intersexualidade.

Título: Sam & Jessy: uma verdadeira história de amor
Autora: Priscila Cruz
Sinopse: Samara é uma princesa e está prestes a completar 16 anos, momento em que terá de casar-se. Seus pais pretendem apresentar-lhe três pretendentes na noite de sua festa de aniversário, mas o destino tem planos bem diferentes para o coração de Samara.

Uma antiga profecia une Samara a Jessica, melhor amiga da princesa e, na noite do baile real, as duas trocarão o primeiro beijo de amor, selando para sempre seu compromisso. Porém, muitas barreiras serão levantadas para impedir esse relacionamento e Sam e Jessy precisarão de muita coragem para vencer todos os obstáculos e viver uma verdadeira história de amor.

Discute barreiras de sexualidade e gênero em forma de conto de fada.

Título: Doce Veneno
Autora: Alice Álamo
Sinopse: Dizem que Vida e Morte surgiram quando o universo reuniu energia o bastante para explodir catastroficamente. Das estrelas, do pó, do calor do sol e do frio do universo, as deusas nasceram.
As lendas contam que Morte sonhou com uma espécie diferente de tudo que a outra deusa já havia concebido, e, assim, convenceu-a a criar aqueles a quem chamou de Betas. Contudo, mesmo Morte os amando intensamente, Vida os ignorou...
Magoada por sua criação não agradar a quem tanto amava, Morte chorou, e, de suas lágrimas, nasceram os Ômegas, dotados de instintos animais a fim de agradar a outra deusa. Vida, no entanto, achou-os frágeis, tão indefesos que precisou criar, de seu próprio sangue, os Alfas, aqueles que, inicialmente, tinham o propósito de defender o presente tão belo que eram os Ômegas.
Só que não foi bem assim que aconteceu, e Akiva Megiai sabia que "defender, proteger, cuidar e amar" era um ideal que os Alfas tinham esquecido há muito tempo...

Personagens bissexuais, lésbicos, romance e aventura, com mitologia envolvida.
Link para compra

Título: Vai sonhando
Autora: Cínthia Zagatto
Sinopse: É 2005 e os Virgin Boys ainda vão completar um ano de existência quando caem nas graças de uma gravadora. Este é o sonho de Double desde que compôs sua primeira música ainda na infância, mas as condições de contrato talvez não sejam as melhores para ele. De turnê marcada, este também pode ser um mau momento para que Shaun precise dormir ao lado de Peter.
Jogados na estrada, agora eles têm algumas semanas para aprender a dançar conforme a música – de preferência, o pop-rock que vem dominando as rádios e seus aparelhos de mp3.

Também discute relacionamentos abusivos gay.
Link para compra


Título: Nós, Trans - Escrevivências de Resistência
Organizado pelo coletivo Transcritos Coletivos.
Sinopse: Venha ler a experiência de ser trans através dos olhos de quem é e convive com a transfobia e a marginalização.
Com relatos de homens trans, mulheres trans negras, travestis idosas, pessoas não binárias, esse livro é mais do que um livro, é uma atitude política. Vidas trans colocadas no papel, sem censura e sem silenciamento.

Não é ficção, é um livro coletivo escrito por mais de 40 autores trans incluindo pessoas famosas da comunidade trans. Infelizmente não tive sequer UMA indicação de romance ficção em que houvesse personagens trans, então resolvi incluir esse na lista.

Link para compra


Título: A Descoberta do Perdão
Autora: Alice Reis
Sinopse: Maria Eduarda é uma policial militar, apaixonada por sua profissão e por Rafaela. Aprendeu que a felicidade não depende de dinheiro e muito menos de grandes aquisições, pois ao lado de Rafaela ela esquecia de todos os seus problemas e se transformava em outra pessoa. Comandar o batalhão da polícia militar não é tarefa fácil, principalmente se sua ex-namorada está na sala ao lado pronta para deixar seus dias mais tumultuados do que já são. Rafaela teve sérios problemas na sua infância por causa de sua mãe, que voltou novamente para atormentá-la e deixá-la ainda mais nervosa e abalada. Como diria Rebeca, melhor amiga de Rafaela, a vida de Rafaela nunca esteve tão complicada e confusa. Para ajudar nessa confusão, Rafaela conhece Fernanda, sua personal trainer para o curso de ações táticas.

Personagens lésbica e pansexual.
Link para compra

Título: Uma Bebida e um Amor Sem Gelo , Por Favor
Autora: Liliane Prata
Sinopse: Marina não se acerta com namorados. Eles sempre acabam fugindo, sem dar explicações. O máximo que conseguiu foi um namoro de três meses com Gustavo, colega da agência de propaganda onde ela trabalha, e quando já estava pensando no vestido de noiva, pegou o “noivo” em flagrante com a nova estagiária. Foi uma decepção e tanto. Como se não bastasse, Juliana, com quem ela divide o apartamento onde mora, está de casamento marcado, e só fala nisso e, ainda por cima, Marina tem de fazer um anúncio para o dia dos namorados. Aos 24 anos, apesar de ser linda e maravilhosa, Marina está totalmente encalhada. Excluída da campanha de celular, da qual ela tanto queria participar, precisa fazer um anúncio para uma agência de encontros que tem um site a internet. Seu chefe sugere que ela entre em um chat , para conhecer mais sobre namoros virtuais . Assim, ela acaba conhecendo Rafa, que faz arquitetura. No começo ela resiste, mas acaba se apaixonando por ele. Quando finalmente se encontram, Marina tem uma grande surpresa, que a obriga a rever todos os seus conceitos e preconceitos.

Personagens bissexuais, lésbicos e um toque de trans. A Liliane era a autora que eu mais lia na minha adolescência, mas esse livro foi pouco divulgado (será porque, né?) e está esgotado na maioria das livrarias.
Link para compra

Título: O namorado do papai ronca
Autor: Plínio Camillo
Sinopse: Um thriller em linguagem de roteiro que acompanha seis meses bastante especiais na vida de um adolescente também muito especial. É justo quando ele precisa sair da grande metrópole e vai morar uns tempos com o pai numa pequena cidade do interior enquanto a mãe vai para a Itália com projetos de estudos e trabalho.

Traz para o centro da trama as configurações não tradicionais de família.
Link para compra




Pronto, agora que tal fazer a sua parte e incentivar a literatura nacional de representatividade?? Espero que todo mundo compre um livro LGBTQ hoje (e sempre, né)! Só assim essa listinha tem condições de ficar, realmente, mais diversa e representada.

3 comentários :

  1. Adorei os títulos, realmente é muito bom ver que há sim enredos muito interessantes fora dos inúmeros que existem voltados somente a algumas das letras da sigla. Falando nisso o que seria o Q? Porque eu confesso estou extremamente perdida nos significados de toda a extensão de LGBTQIAAP e o que mais estão usando para representar os QUEER em geral.

    ResponderExcluir
  2. Tem também aperitivos líquidos, coquetel urbano, casais inteligentes engolem sapos... São ótimos livros com temática LGBT, divertidos e imperdíveis.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pela indicação e pelo carinho, a postagem ficou incrível <3 Vou olhar as outras indicações <3

    ResponderExcluir