30/03/2015

Dicas - Homossexualismo X Homossexualidade


Muitas, mas muitas coisas me motivaram a escrever esse post. Muitas mesmo, e já faz um tempão que ele tá na ponta dos dedos pra sair. Um gatilho que me fez colocá-lo em prática, porém, foi ouvir de duas pessoas que considero "cultas e intelectualmente desenvolvidas" a palavra homossexualismo sendo dita deliberadamente. Quando fui corrigir, nenhuma das duas sabia exatamente o motivo da minha correção e do chilique que sempre vem quando alguém a usa. Então vamos lá que é hora de aprendizado pra todo mundo!



Homossexualismo foi um termo usado para definir as "práticas de atos sexuais entre pessoas do mesmo sexo biológico". Está descrito exatamente com estas palavras em muitos dicionários de português, em sua maioria europeus, e o termo foi "importado" para o português brasileiro dessa forma também.

Para quem não sabe, o sufixo -ismo é utilizado para identificar, no discurso médico, uma patologia. Ou seja, ANTIGAMENTE, na literatura psiquiátrica do século XIX, mais ou menos entre as décadas de 1860 e 1870, o termo surgiu para identificar um sujeito que sofria da doença que o levava a praticar atos sexuais "indevidos". Hoje, psicólogos de todas as partes do mundo, além de outros profissionais, afirmam que sua utilização é errônea e usada no passado como forma de associá-la a distúrbio mental ou doença.

No dia 17 de maio de 1990, ou seja, há quase 25 anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o homossexualismo da lista internacional de doenças, o que também removeu o termo da associação com a saúde pública. Desde então há um esforço enorme em colocar a palavra em desuso, e ela realmente se encontra, hoje, sendo mais utilizado por pessoas que têm uma visão negativa e pejorativa da homossexualidade.

Hoje em dia, o termo correto para se definir uma relação afetiva e amorosa entre pessoas do mesmo sexo biológico é homoafetividade ou homossexualidade.

Ainda não é consenso mundial, infelizmente, mas caminhamos para compreender que essa condição não deve ser tratada de forma diferente da heterossexualidade, da bissexualidade ou qualquer outra. É a forma como as pessoas se amam, só isso. Então, por favor, nada de falar em homossexualismo, ok? Isso é coisa de mente do século XIX, e tenho certeza de que você não nasceu por lá, tá?

Agora, vou deixar pra depois a questão da "opção" versus "orientação" sexual, porque já basta uma discussão por vez. Espero que a aulinha de história tenha valido a pena!

Um comentário :

  1. Ótimo!
    Postou esse texto lá no grupo 'Escritores ajudando escritores'? ;)

    ResponderExcluir