05/07/2016

Top Ten Tuesday: 10 melhores livros que li até agora em 2016

Esse é um meme literário iniciado pelo blog The Broke and The Bookish e que é postado, adivinhem, toda terça-feira!

Bem, esse ano eu não fiz resoluções literárias, como costumo fazer. Ao contrário, disse que participaria de um desafio que falei aqui, nessa postagem. Vou fazer o resultado do desafio só em dezembro mesmo, então este post é só pra contar minhas melhores leituras até agora. Lembrando que não está na ordem de favoritismo, ok?


1- Este Livro é Gay (This Book is Gay)
Não é literatura (de entretenimento) propriamente dita, mas é um livro muito importante e que todo mundo deveria ler, principalmente pais, professores e adolescentes. Super bem formulado, com ilustrações e uma tradução ótima e cheia de adendos à edição brasileira. Recomendadíssimo.

2- De Olhos Fechados. 
Uma surpresa boa da minha conterrânea, Lavínia Rocha! A escrita dessa mocinha é maravilhosa e o livro me cativou muito, principalmente por falar fantasticamente da cidade onde moro e abordar várias questões delicadas de uma maneira divertida e instigante.

3- Manual Prático de Bons modos em Livrarias.


Também não é literatura, eu acho, mas faz um tempo que ele estava na fila. Peguei e acabei lendo em menos de um dia! Acompanhava o blog que dá título ao livro, por isso foi uma experiência relaxante ver que ele se tornou um material com tamanho conteúdo como esse aqui. O livro é muito bem escrito (assim como o blog) e conta o dia a dia dos livreiros e dos clientes de livrarias por todo o Brasil. Ri muito com os causos e recomendo pra todos os amantes de literatura!



4- Volto Quando Puder.
Já fiz resenha dele aqui no site e foi, de longe, um dos livros mais cativantes que li nos últimos tempos! Muito bem escrito, sensível, dramático e divertido na medida certa. É aquele tipo de trabalho que te dá orgulho da literatura nacional! Leiam!!


5- Dois Garotos se Beijando (Two boys kissing)
É aquele amor e ódio com o Levithan, né? Ao mesmo tempo que não gosto da maioria das obras dele, esse livro me deixou em prantos em vários momentos. É tocante, traz diversos personagens que, mesmo tendo que dividir espaço entre si nas poucas páginas da trama, conseguem mexer com você de alguma forma. A ideia inicial é super original e foi muito bem trabalhada. Os elementos que normalmente me irritam na escrita do Levithan não estavam presentes e, bem, uma resenha mais bem detalhada virá em breve. Só digo uma coisa: vocês precisam passar esse livro adiante. Leiam, emprestem, espalhem esse amor (e se possível mudem essa capa também).

6- História da Sexualidade (History of Sexuality, vol. I)
Um livro que eu relutava muito para ler, mas que comecei por obrigação e terminei com gosto. Foucault costuma ser um pesadelo para muitos estudantes, mas eu consegui superar esse trauma inicial e apreciar muito a leitura. É impressionante como, depois de aprofundar meus estudos, Foucault se tornou uma base pra mim.

7- Simon vs. A Agenda Homo Sapiens (Simon vs. the homo sapiens agenda)
Esse livro é simplesmente maravilhoso! Esperei a versão nacional para lê-lo e não me arrependi, porque a tradução, diagramação e cuidado da Intrinseca com ele me surpreendeu! É uma história que questiona e quebra todos os padrões que a gente conhece, tem um vocabulário politicamente correto, digamos, e é super gostosa de se ler! Resenha completa em breve, mas já adianto que, assim como Dois Garotos se Beijando, vocês devem ler Simon!

8- A 5ª Onda (The Fifth Wave)
Li para poder assistir o filme, e também porque estava na minha fila faz tempo - e, olha, o filme não faz jus ao livro! A história é muito interessante e cativante, gostei da abordagem e da escrita. Pra mim funciona como livro único, tanto que não li as continuações ainda. O ritmo desse livro é ótimo, super bem encaixado (?).

9- O BGA - Bom Gigante Amigo (The BFG)
Vai sair o filme, então peguei despretensiosamente para ler. Me surpreendi porque é super divertido para todas as idades! Um clássico da literatura mundial que merece o título. A linguagem, a estrutura de cada coisa (inventada ou não) que o autor criou é de impressionar. Uma prova de que não precisamos de tramas (ou personagens) complexos demais para contar uma boa história.

10 - Lírio Azul, Azul Lírio (Blue Lily, Lily Blue - Volume 3 da Saga dos Corvos)
Eu reparei que sempre incluo um livro dessa saga nas minhas listas, primeiro porque eu fico enrolando pra não acabar, e segundo porque: o mérito é mais que válido. MEUDEUS, já disse como AMO TODO MUNDO DESSA SAGA?? Todos os personagens, as subtramas, tudo! Eu amo tudo! Não consigo nem me expressar quando falo desse povo, mas só lendo pra entender - e eu sei que todo mundo (ou quase) sente a mesma coisa. Maggie rainha soberana! Esse em especial tem uma das passagens mais maravilhosas que eu já li e expressou muito um momento muito particular da minha vida - foi uma epifania mesmo. Quase chorei, sério.
Sei que o último livro já saiu, mas vou esperar pela tradução nacional para manter o gostinho por mais tempo. Não quero que acabe, estou sofrendo por antecipação!

"Todos estavam apaixonados uns pelos outros. Ela não estava menos obcecada por eles..."
Nem eu, Blue.

BÔNUS: O que estou lendo agora? Bem, entre as minhas obrigações acadêmicas, tô lendo "Entre 3 Mundos", também da Lavínia, autora de "De Olhos Fechados" que tá nessa listinha. Também estou com uma fila enorme de livros para resenhar aqui, mas não vou citá-los pra não estragar a surpresa (?).

BÔNUS 2: o pior livro que li até agora em 2016? Nossa, sinceramente eu li tanta coisa ruim esse ano já... Principalmente porque, como parte da minha pesquisa acadêmica, eu tive que ler e selecionar alguns livros e tal... Falei um pouco deles aqui e não vou repetir que são todos decepcionantes. Além desses, acho que o que mais me decepcionou esse ano até agora foi "Um Amor, Um Café & Nova York" pela falta de revisão/cuidado em geral com o livro e também pela história+personagens nada coerentes, realistas ou empáticos. Me decepcionou principalmente porque eu queria muito ter gostado, mas não deu.

4 comentários :

  1. Oi, Lorena :)

    Vim correndo aqui, porque eu amo listas de livros e, sendo a sua, amo mais ainda haha. Volto quando puder e Simon se tornaram os meus amorzinhos LGBT's <3 Apesar de eu não ter gostado taaanto do desfecho de Simon, gosto dele porque é de uma naturalidade muito maravilhosa (o fato de a autora ~conhecer~ o assunto contribui m-u-i-t-o). Ainda quero demais ler Dois garotos se beijando, nossa. E quero muito começar A saga dos corvos. Parece muito boa (e as capas são fantásticas!).

    Eu estou lendo um NA que confundi com um YA, então, estou com muita raiva dos personagens e tudo mais. O livro se chama Raio de Sol e tá bem triste ler haha. Não sei qual foi o pior livro que li até agora. Também não gostei de Um Amor, Um Café & Nova York, mas não sei se foi o pior. Tenho um pouco de amnésia, porque eu esqueço de anotar os livros que leio. Nas férias de verão comecei a fazer uma lista, mas depois parei, daí deixei de fazer um controle.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, acho que você vai gostar de Dois Garotos se Beijando! É bem emocionante e também super politicamente correto <3
      Eu acompanho minhas leituras pelo skoob e pelo goodreads; sem eles jamais conseguiria fazer uma lista dessas hahaha

      Excluir
  2. Li Simon há algumas semanas e ele tem sido meu xodó desde então! Atualmente estou lendo Dois "Garotos se Beijando" e "1+1: A Matemática do Amor" do Vinicius Grossos que, além de super simpático, é um ótimo escritor.
    Já um livro que me decepcionou e me irritou MUITO foi "Tudo Pode Acontecer" do Will Walton, esse livro me dava agonia e tédio, basicamente. Os personagens não são nada realistas e extremamente forçados. Me irritava as constantes citações à Taylor Swift e Ellie Goulding e suas músicas. Sem dúvidas foi o pior livro que li esse ano (até agora)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Rodrigo!
      "1+1" na verdade não é só do Vinícius, né? É do Augusto também.
      E eu li "Tudo Pode Acontecer" e gostei bastante, comparado ao que tenho visto (se vc não os acha realista, nossa, gostaria de saber quais acha então!). Bem, espero que veja minha resenha pra saber sua opinião!
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir