27/11/2011

Review - Clube dos Autores e meu livro "Primarius"

Há um tempinho estou para fazer um post sobre estes sites de publicação individual - como o proprio Clube dos  Autores, no qual tenho um livro na estante, o "Primarius".

Ultimamente a quantidade de editoras independentes, por assim dizer, tem aumentado consideravelmente. Elas, entretanto, parecem estar surgindo focadas em determinados autores ou temas bastante específicos, não abrindo as portas para vários escritores amadores por aí. Este tipo de site permite que você publique seus livros sem passar pelo critério de "seleção" das editoras normais. Você simplesmente monta seu livro e o coloca a venda.

Claro que vale lembrar que o trabalho é mil vezes maior, já que, se você for um pouquinho só responsável, terá de diagramar, revisar e fazer uma capa decente para seu livro. Isto requer tempo e dedicação e, acredite, muito esforço.

Para quem não entende nada dessa parte, o site oferece um cursinho básico sobre cada uma destas etapas. Eles exigem por exemplo, um certo tipo e tamanho de capa. Exigem uma diagramação em um formato específico e um número mínimo de páginas, claro. Enfim, fica tudo por sua conta.
Mas para quem se sente meio deslocado nesse nosso mercado editorial, eu acho muito que vale a pena.

Eu mesma tirei estas conclusões. Segue aí o que eu achei do serviço deles.

O material

"Primarius" foi colocado a venda em meados de Junho deste ano de 2011.
No site do Clube dos Autores dá pra conferir a sinopse, a capa, a quantidade de páginas, a diagramação e o conteúdo do primeiro capítulo de graça. É tudo bem explicadinho, inclusive o tamanho da impressãoe  o formato, caso você queira um livro impresso.
Outra vantagem é que o site oferece livros em formato digital, que são bem mais baratos. Eles vem no formato que você selecionar: .pdf, .ebook, etc. Mas a versão digital, também, é você quem monta.
A desvantagem é que, mesmo você sendo o autor, não tem direito a uma cópia de seu livro. Ou seja, você tem que comprá-lo para poder ver como ficou. Então eu pedi uma cópia do meu próprio livro para mim.

O Clube pede um prazo para a fabricação do livro, que varia de acordo com sua quantidade de páginas e do formato escolhido. Isto tudo pode ser selecionado antes de finalizar a compra. Além disso, vale relembrar que eles trabalham com livros sob demanda, ou seja, não há exemplares em estoque, por isso o prazo. Eles fabricarão quantos livros você pedir e lhe enviarão pelos correios.

Pedi, paguei e o livro chegou em uma semana. Foi bastante rápido até, pois o prazo de confecção era de 7 dias úteis se não me engano, e acabou demorando menos da metade disso. Veio embaladinho pelos correios e com registro, sem correr o risco de não ser entregue e/ou de ficar perdido por aí - como a gente, que usa o serviço postal brasileiro, sabe que acontece.

Quando vi o "Primarius", levei um sustinho inicial pela qualidade. Eu realmente não esperava muito; não criei expectativas, mesmo porque sei que até grandes editoras famosas pecam no quesito "qualidade de impressão". Mas o Clube me impressionou, muito. A qualidade deixa no chão muitas destas conceituadas e renomadas editoras. A gráfica deles é 100% confiável e respeitável. O acabamento é perfeito, confortável de ler e não "descola" nem "quebra" o livro. Sabe? O papel é grossinho, o Offset, e a capa é em brochura com orelha e lombada personalizada - que o autor mesmo cria e/ou é gerada pelo próprio site, com o nome do autor e o nome do livro.

Vale lembrar que a primeira experiência com uma publicação, para um autor, é fundamental. Para um autor independente - como é meu caso, por exemplo - é ainda mais crucial. Eu não experiencia alguma com diagramação, então fiz o melhor que pude dentro do que sabia. Na chegada do livro impresso é que tive noção de onde errei e de onde acertei - é extremamente fundamental tê-lo em mãos para poder melhorar a qualidade de seu livro, por exemplo. Havia espaços desnecessários e outros que deveriam existir. Tamanho da letra, centralização de títulos, rodapés, numeração... Enfim, estes detalhes que normalmente quem escreve não presta muita atenção. Esta minha primeira cópia serviu para que eu relesse e revisasse o texto novamente, achando vários errinhos aqui e ali, e também serviu para que eu rediagramasse as páginas para que o livro ficasse com uma cara mais "responsável", digamos. Sei que ainda não está perfeito, mas convenhamos que este é um nível muito alto para se chegar, em tão pouco tempo, para quem faz tudo sozinho!

O livro chegando pelos Correios


Primarius

"Primarius" foi a minha primeira empreitada no ramo de publicação independente por pouquissimas razões, algumas delas sem sentido, talvez. A primeira foi, acreditem, pelo tamanho no manuscrito original. Como meu tempo para escrever está ficando cada vez menor, quem dirá para reler, revisar e diagramar! Portanto, queria  algo que fosse pequeno e completo, e que não demandasse muito esforço da minha parte para sair rápido do armário trocadilho infame, eu sei.

Re-editei "Primarius", que tem, agora, 141 páginas de manuscrito. Diagramei e formulei a capa, cuja imagem era bastante clara na minha cabeça, apesar de nunca tê-la feito nem na época em que publiquei a história em forma de capitulos na Lavanderia.

Além disso, por mais simplista que seja, a história e os personagens me agradam. Eles fazem parte de algo muito maior, que é da novela intitulada "Anistia" e que está em processo de revisão para também vir a aparecer na minha estante do Clube dos Autores. No começo, fiquei temerosa de as pessoas não conseguirem entender "Primarius" sem "Anistia", já que esta veio primeiro e "Primarius" era só uma história paralela e que se encaixava muito dentro de "Anistia". Mas acho que este problema não ocorreu.

O site oferece uma estatística bem detalhada das visitas que você recebe na página do seu livro publicado. Até este exato instante, "Primarius" recebeu 754 visitas únicas no Clube dos Autores, caracterizando-se entre um dos primeiros na lista da categoria a qual pertence.

Confesso que não tive muitas vendas, mas isso não me desanima, mesmo porque sei que o precinho cobrado pelo Clube não é dos mais atraentes. Não sei exatamente qual é o critério, mas sei que ele é dividido, basicamente, entre custos de produção e direitos autorais, que você mesmo escolhe a porcentagem. A produção é o mais caro, mas, como mencionei, vale a pena.

Fotos do meu pequeno empreendimento: (a qualidade não está das melhores, desculpe!)

Capa e orelhas
Por dentro...

Conclusão

Por fim, quero deixar minha opinião mais que registrada: Clube dos Autores foi aprovado!
Fiquei extremamente satisfeita com os comentários que recebi, com a qualidade do serviço e com a oportunidade que eles resolveram dar aos atores amadores.

Além disso, é um site que lhe proporciona muita visibilidade. Através dele já recebi diversos contatos de parceria, de gente que elogia e critica seu trabalho, de sugestões e idéias e... Enfim, diversas possibilidades de crescimento.

Aliás, através dele fiz uma parceria com o blog FazDiConta, que publicou uma resenha do "Primarius" a um tempinho atrás. Aproveitando pra fazer a propaganda básica, fica aí o link para vocês darem uma conferida na resenha, que gostei bastante, aliás.

Blog FazDiConta

Para quem quiser conferir o livro, podem comprar pelo Clube dos Autores. Há versões digitais e impressas.

Clube dos Autores

Agradeço desde já quem quiser dar uma forcinha para divulgar este tipo de trabalho por aqui.

Quem não conhece meus escritos, convido a baixar qualquer um dos contos/novelas disponíveis na parte de "Downloads" aqui do site e lembrar que há sempre histórias novinhas em folha saindo na comunidade Laundry Service, conhecida popularmente como aLavanderia, no LiveJournal!

3 comentários :

  1. Oi Parabéns pelo livro! Eu estou pensando em publicar um livro pelo site também,um livro com as minhas poesias,estou com dificuldade de fazer a capa e as orelhas,como vc fez a sua? E eu também fiquei com medo do tamanho porque eles falaram que tem o A4,A5 e poket estava pensando em fazer no poket porque os outros parecem ser muito grandes,qual é o tamanho do seu? Sucesso nas suas vendas,bjs
    palavrasdeumagarotaincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lorena! Tenho uma pergunta, vc disse que percebeu as falhas na diagramação depois que recebeu o impresso. O clube deixa vc fazer as alterações no arquivo do site, ou uma vez colocado errado, já era?? rsrs :) Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila!
      Você pode fazer quantas alterações quiser no arquivo, mas ele não é atualizado automaticamente. E algumas falhas a gente só vê na impressão mesmo, então fica aquele tempo de você colocar, imprimir e verificar o seu livro continua à venda (a não ser que você tire).

      Excluir