28/12/2022

Desafio Literário Queer 2023

 


Todo o texto e imagens podem ser encontrados no Instagram e no podcast, postado no Youtube, Anchor, Spotify, Deezer e outras plataformas digitais.

É comum nesse meio de criadores de conteúdo literário que se promovam desafios de leitura. Eu já participei de alguns, mas tenho certos poréns com metas, escolhas individuais dos idealizadores e coisas do tipo. Desde que eu tô na internet, lá quando tudo era mato, eu sempre tive um foco muito específico em literatura LGBTQIA+, desde o consumo à produção. Eu descobri muito rápido sobre o que eu gosto de ler e escrever, e ao longo dos anos eu fui refinando esse gosto, porque quanto mais velho a gente vai ficando, mais óbvio também fica que a gente não consegue ler tudo o que quer e não dá pra perder tempo com leitura que a gente não gosta. Hoje eu sei bem que tipo de leitura me agrada, mas foi um  longo processo e esse é um papo pra outra hora.

De qualquer forma, eu sempre fui da ideia de que “se não tem nada que me agrada, eu crio” – foi por isso que eu comecei a escrever também, pra ler o que eu gostava. E daí que com os desafios eu sentia que faltava alguma coisa, à vezes eu nem conseguia encaixar meus gostos literários... e então pensei: “por que não criar um desafio próprio?” E aqui estamos nós.


Hoje eu venho apresentar pra vocês o Desafio Literário Queer, que traz um foco em representatividade e diversidade na literatura, principalmente na literatura nacional, mas não exclusivamente. A proposta é justamente desafiar quem quer que queira participar a sair da caixinha e conhecer outros nomes, outras histórias e ver que no mundo literário tem espaço pra todo mundo.

De 2015 pra cá a gente teve uma espécie de “boom” no meio literário de histórias com conteúdo LGBTQIA+, mas muita coisa ainda está escondida na estante, e um dos meus objetivos é trazer essas histórias para que mais pessoas possam conhecer, se identificar e recomendar para quem estiver interessado em descobrir autores também.

Sendo assim, como vai funcionar: eu montei um cronograma de categorias para os meses de 2023, todas focadas em descobrir e recomendar livros com conteúdo majoritariamente LGBTQIA+. As categorias são um pouco mais abrangentes pra que você possa escolher o que quiser ler, desde que se encaixe no que for proposto. O desafio vai ser ir além do básico e sair da sua zona de conforto mesmo.

Assim, também vou aproveitar a oportunidade para recomendar mensalmente livros que se encaixem nas categorias, caso você não saiba o que ler, ajudando na divulgação dessas histórias, principalmente as nacionais – não é um desafio exclusivamente nacional, mas como eu mesma consumo muita coisa que está no Kindle Unlimited e na Amazon como um todo, que fica de fácil acesso para a maioria, acho pertinente recomendar histórias encontradas por lá.

Todo começo de mês vou postar um episódio do podcast e uma postagem no Instagram fazendo recomendações de livros que se encaixam naquela categoria. Vou recomendar principalmente livros que eu já tenha lido, que eu saiba da história ou que tenham sido recomendados para mim, porque mesmo que existam dezenas de histórias com protagonismo LGBQTIA+ por aí, nem todas são saudáveis ou trazem uma representatividade positiva, e não é meu objetivo dar palco para esse tipo de texto. As recomendações serão feitas com carinho e responsabilidade.

Sempre que possível, vou recomendar histórias de autores nacionais, mas também vou incluir histórias inéditas no Brasil mas que estejam disponíveis em inglês na Amazon, pra quem tiver conhecimento do idioma e/ou quiser expandir seus horizontes.

Dito isso, como participar?

Serão doze categorias, não é necessário ler nenhuma das minhas indicações, desde que as histórias escolhidas para sua leitura se encaixem no tema e na premissa nem que de forma mais geral, e, caso queira compartilhar com os outros participantes, e comigo, use a hashtag #DesafioQueerML.

Não é necessário ler mais que uma história por mês para o desafio, mas se conseguir, ótimo! Também não precisa ser um livro de ficção, pode ser um conto, uma biografia, audiobooks também valem, qualquer coisa!

As categorias foram escolhidas com base no Calendário da Diversidade ou de Datas Afirmativas, que vocês podem encontrar facilmente na internet.

São elas:

Janeiro: um livro com protagonismo TRANS, de preferência nacional.

Fevereiro: livro com protagonismo GAY, de preferência nacional e que não seja YA.

Março: livro escrito por autore que se identifica como TRANS.

Abril: livro cuja história apresente discussões sobre padrões de gênero, de preferência que não seja contemporâneo.

Maio: livro cuja história apresente discussões sobre lgbtfobia.

Junho: livro escrito por autore que se identifique como bissexual ou pansexual, de preferência nacional.

Julho: livro cuja história apresente discussões sobre poliamor.

Agosto: livro escrito por autora que se identifica como lésbica.

Setembro: livro com protagonista bissexual, de preferência nacional e que não seja YA.

Outubro: livro com protagonista não-binário, agênero ou interssexual.

Novembro: livro com protagonismo assexual, de preferência nacional.

Dezembro: livro com protagonista pansexual, de preferência nacional.

Quer se desafiar mais ainda? Recomende filmes, séries ou documentários sobre os temas propostos, também usando a hashtag, nas suas redes sociais!

Não conseguiu participar de algum mês? Não tem problema, não se cobre tanto, isso não é uma competição! Mas deixe sua listinha de livros para ler sempre aberta e vai anotando as recomendações que surgirem aqui. Eu mesma não sei se vou conseguir fazer isso tudo, mas estou mentalizando que sim, e só o fato de você se dispor a participar já é muito importante pra mim (e pra você também, que se permitiu!).

Caso conheça autores cujas histórias se encaixem na premissa, fique à vontade para comentar, indicar e panfletar, e quem quiser fazer clube de leitura conjunta de alguma obra indicada, fica aqui a sugestão e também fique à vontade pra me chamar pra participar.

Espero que esse desafio chegue a muitas pessoas e que a gente consiga descobrir mais e mais histórias positivas e diversas que estão escondidas por aí.

Compartilhe com quem você acha que vai se interessar!

Nenhum comentário :

Postar um comentário