05/07/2022

Top Ten Tuesday: os 10 melhores livros de 2022


 Top Ten Tuesday: os 10 melhores livros de 2022 (até agora)


Esse é um meme literário iniciado pelo blog The Broke and The Bookish e que é postado, adivinhem, toda terça-feira! Além disso, em 2022 eu resolvi voltar a ser leitora. Voltei com o Instagram, voltei a fazer mini-resenhas, até tô seguindo com um book journal! Tinha me desmotivado muito com a leitura, principalmente porque li muita coisa ruim, eu acho, e do mesmo gênero. Diversifiquei um pouco minhas leituras durante a pandemia e voltei a ler coisa boa em 2021/2. Sem mais, vamos ao meu TOP 10 até então.

Rádio Silêncio, Alice Oseman
Apesar de não colocar essa lista em ordem de preferência, acho que o melhor livro de 2022 até agora com certeza foi Rádio Silêncio. Todo mundo já conhece a Alice por causa de Heartstopper, que eu gosto também, mas esse livro aqui é indispensável. Tão necessário que deveria ser leitura obrigatória nas escolas de ensino médio - e isso é a maior das ironia. Se eu tivesse lido isso 20 anos atrás, talvez, as coisas teriam sido muito diferentes pra mim. Que todo mundo encontre alguém que te ouça. E que não seja tarde demais.

The King's Men, Nora Sakavic
Acho que a série toda de All fot the game merecia um pódio e um post, pelo tanto que eu fiquei obcecada com tudo, mas eu li o último livro em janeiro desse ano e é óbvio que ele tinha que estar aqui. Descobri que meu gênero literário favorito é grupo de adolescentes desajustados fazendo besteira contendo (pelo menos) um gay psicopata/perturbado e uma paixonite duvidosa, mas muito shipável. Não sei nem o que falar. É muito bom, depois fica ruim, aí fica horrível, depois fica perfeito, e acaba do jeito que começou. Só leiam a série inteira mas CUIDADO com o tanto de gatilho e coisa explícita que tem aqui porque não é brincadeira!

Príncipe Cativo: O rei, C.S. Pacat
Também o terceiro livro da série Príncipe Cativo, que virou outro xodozinho, esse aqui é 5/5, sem defeitos. Esse livro tem um senso de humor TÃO completamente diferente dos outros dois que me pegou desprevenida. E eu AMEI. Fiquei tensa, fiquei triste, fiquei feliz. Fiquei sabendo que vão relançar a série com capas novas, mas eu particularmente amo as capas "antigas" com arabescos e tal, dá um ar bem "medieval" que combina perfeitamente com a trama, só pra corroborar o que dizem sobre ser a "Game of Thrones Gay" hehe


Heartstopper Volume 3, Alice Oseman
Eu reli toda a série lançada até então e o volume 3 continua sendo o meu favorito.  É o único volume até então com um único capítulo, e cujo enredo é mais fechadinho. Traz mais personagens, aprofunda mais o relacionamento deles, é legalzinho. E eu amo a história paralela dos professores aqui.
Devo dizer que tenho uma relação de "amor e ódio" (apesar de ódio ser uma palavra muito pesada) com Heartstopper no geral: acho tudo muito fofo e amorzinho e eu AMEI a série até mais que os primeiros volumes da comic, mas ao mesmo tempo acho tudo bem superficial e bobo e utópico, e meio que invisibiliza tantas outras histórias que falam da mesma coisa e que deveriam ter o mesmo holofote, sabe? Enifm. Polêmicas.


O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, JRR Tolkien
Estou com um projeto pessoal de reler tudo que eu tenho do mestre, e (re)comecei lendo oSdA, é claro. Estou estudando as obras e fazendo anotações, e foi uma experiência completamente diferente, com o conhecimento que tenho hoje, a maturidade, e a vontade de ler todas as entrelinhas. Me apaixonei por Lothlórien (mais que Valfenda dessa vez!), compadeci com o coração do Aragorn (e quase chorei), desgostei do Boromir, que antes eu adorava (apesar de ele ser um personagem completamente crível, até demais), e me afeiçoei aos Pequenos como antes não me afeiçoara.



The Love Hypothesis, Ali Hazelwood (A Hipótese do Amor)
Eu gostei bastante, mas não amei. O começo é muito clichê, um em cima do outro, que deixam as coisas menos críveis que o normal, sabe? Acho que poderia ter sido mais espaçado ao longo do relacionamento dos dois.
Mas, também por causa disso, é muito rápido de ler a primeira metade.
É o tipo de história que você sabe exatamente o que vai acontecer e mesmo assim continua lendo pra ter certeza. Recomendo pra quem gosta de fake dating demais.

SOTUS, BitterSweet
Essa é a novel que deu origem ao drama BL de mesmo nome e que é meu favorito de todos os tempos. Li assim que a versão em inglês foi lançada, em janeiro, 
Aaah, aquela farofa de sempre. SOTUS tem um lugar especial no meu coração, então eu amei ver a versão escrita finalmente acessível (mas com MUITOS erros grotescos e dá pra ver que a tradução não foi feita de forma profissional, infelizmente).
Quem viu a série vai gostar de "rever" tudo aqui, mas quem for começar pela novel provavelmente não vai entender muita coisa, porque não tem quase nada explicado - o sistema, os personagens, nada. Portanto, recomendo assistir o drama!

Ele: Quando Ryan conheceu James,  Sarina Bowen e Elle Kennedy
Esse é polêmico porque tem muita gente que odeia, mas, nossa, eu me diverti muito mais do que acharia possível!
Tudo bem que 95% são cenas de filme pornô, muitas vezes sem sentido e em momentos completamente aleatórios, mas é legal?? Bem positivo, bem fechadinho! SÉRIO!
Adorei os personagens, consegui diferenciar os dois na escrita e na personalidade (mais pro fim ficou esquisito, entretanto). Não precisei entender de hóquei pra nada, o que foi ótimo. E eu adorei o final, não acho que vou ler a continuação porque pra mim ficou perfeito aqui (nem sei pra que uma continuação, sinceramente).

Se a casa 8 falasse, Vitor Martins
É uma história contada pela própria casa e que fala de 3 gerações que viveram nela. Diferente por si só. No começo eu não dava nada. Não é uma história que tem um plot definido (o próprio Vítor fala isso no final, "não acontece nada"), mas as três gerações vão se entrelaçando e as tramas vão se formando e, afinal, há plot sim em cada uma delas. Confesso que a geração que eu mais gostei foi da segunda (Greg e Tiago), mas a que me emocionou mais foi a última (Beto). Fiquei um tico chateada quando recebi um spoiler _do nada_ de uma geração na outra, o que desacelerou minha leitura, mas as três histórias são lindas e emocionantes! Vale a pena (como quase tudo que o Vitor faz, claro).

Eu, Meu Melhor Amigo e o Segredo dos Mortos, Adrielli Almeida
Gostei MUITO do romance e da construção dos personagens, apesar de não ser dos "temas" o que eu mais gosto (fantasmas, etc). Já tinha lido o conto que deu origem ao livro, e confesso que gosto mais da versão curta, mas aqui dá pra explorar mais coisas e o final é bonito e coerente, porém, apesar das lacunas deixadas sem resposta.
Boa parte da experiência vai pra escrita, porque é óbvio que a Adrielli sabe o que tá fazendo e isso empolga o leitor. Friends to lovers bonitinho e rápido de ler.


E é isso por enquanto, fica aí um MONTE de recomendação pra vocês - tirando O Senhor Dos Anéis, todos os livros da lista têm protagonismo LGBTQIA+ porque essa é minha especialidade e por mais que eu queria diversificar, sempre vou acabar buscando representatividade positiva em tudo que eu for ler.



Nenhum comentário :

Postar um comentário