02/09/2014

Review - Double Feature


Título: Double Feature: Attack of the Soul-Sucking Brain Zombies/Bride of the Soul-Sucking Brain Zombies 
Autor: Brent Hartinger
Idioma: Inglês
Primeira publicação: 2007
Livro 3 da série Russel Middlebrook, ganhador do prêmio Lambda Book Award.

Dois livros inteiros em uma recontagem de eventos através dos olhos dos melhores amigos Russel e Min, que se inscrevem para serem figurantes no set de filmagem de um filme de zumbis e aprendem que não há nada mais assustador que um romance adolescente.

O livro foi originalmente publicado sob o título de "Split Screen".



Como descrito na sinopse, esse é o terceiro livro da série do Russel Middlebrook que começou com Geography Club. Fiz resenha para GC aqui, assim como também resenhei o filme que foi lançado baseado na obra aqui. O segundo livro é o "The Order of The Poison Oak" e também foi resenhado aqui.

The Russel Middlebrook Series:
"The Order of the Poison Oak", resenha aqui.
"Double Feature", resenha aqui.
"Two Thousand Pounds Per Square Inch", conto spin-off da série que falei sobre aqui.
"The Elephant of Surprise", resenha do quarto livro aqui!
E a nova série Russel "Middlebrook: The Futon Years", eu comentei sobre aqui.


Esse terceiro volume é um pouquinho diferente dos outros por conter duas "histórias" - na verdade, são os mesmos eventos contados de duas maneiras diferentes: uma através dos olhos do próprio Russel, como é de costume, e outra através da Min, uma novidade. A serie toda tende a focar na visão do Russel, mas a visão  "extra" da Min nesse volume é importantíssima.

Na primeira metade do livro temos o "Attack of the Soul-Sucking Brain Zombies" (ou "O Ataque dos Zumbis de Cérebro Sugadores de de Alma", em tradução livre), que é contada pelo Russel. Depois de conhecer Otto no segundo volume, ele agora tem que lidar com as consequências de um relacionamento à distância: se falar pela internet, contato físico nulo e carências extrapolando o esperado. Para piorar, Kevin, seu ex-namorado que não quis se juntar ao Clube de Geografia do primeiro volume, reaparece e diz que quer reatar o namoro. Aí surge a dúvida: Kevin está por perto, Otto está longe. Para se manter "ocupado", Russel, Gunnar e Min resolvem se inscrever para serem figurantes de um filme que está sendo rodado na cidade e assim passar mais tempo juntos.

É uma trama bem corrida, com seus altos e baixos com Kevin e Russel, mas que não chega a ter aquele clímax legal dos outros volumes. A parte mais importante, eu acho, é que Russ dá o pano de fundo para a história toda desde o primeiro volume e, além disso, os pais dele tem um papel importantíssimo nesse terceiro volume. Finalmente! Uma coisa que me chateava bastante era a total ausência deles - sequer mencionados! - nos outros livros. Pela trama aqui contada dá pra imaginar o motivo do afastamento deles da vida do Russel, mas mesmo assim eu ainda acho que o Brent pecou um pouquinho em não discuti-los com mais afinco nos outros volumes da série. Apesar de ser um livro infanto-juvenil, é notável que questões mais "pesadas" seriam levadas à tona com a presença dos pais do Russel e acho que por isso o autor resolveu não envolvê-los na história.

Na segunda metade do livro, o "Bride of the Soul-Sucking Brain Zombies" (ou "A Noiva dos Zumbis de Cérebro Sugadores de de Alma", em tradução livre), temos o mesmo pano de fundo sob a visão da Min. Essa segunda metade, confesso, fiquei morrendo de preguiça de ler quando vi que eram os mesmos eventos. Como comentei, a trama não é lá muito empolgante, mas me surpreendi muito e positivamente com essa parte da Min! Pela primeira vez ela, e não o Russel, é quem conta a história e quem dá outros rumos às coisas.

Aqui, Min tem que lidar com sua própria carência, já que tanto Gunnar quanto Russel agora estão namorando. Ela se sente por fora e, não obstante, esquecida, já que essa história toda de ela ser bi teoricamente a deixa menos propensa a achar o que ela procura - há tantas pessoas, garotos e garotas, como ela vai encontrar um namorado/a? Até que, nos sets de gravação do filme, ela conhece Leah, uma menina sozinha que quer se "reinventar" fora da escola em que estuda.

A Min é uma personagem ácida! Ela é regada a ironias e frases de efeito e se orgulha muito de quem é - há diversas citações na parte dela do livro que são maravilhosas! Principalmente porque ela parece estar dando uma aula aos leitores, principalmente ao falar sobre sexualidade. O problema todo é: Leah não é exatamente quem ela se mostra à Min e, mais importante, ela não quer sair do armário. E ainda aparece o Kevin pra estragar a vida que Russel demorou tanto pra construir! Pra estragar o relacionamento dele com o Otto, pra se intrometer em tudo o que a Min acha que está bom... E ela tem que agir, de alguma forma.

É preciso ler os dois livros, as duas versões da história, para entender as entrelinhas de cada uma. Há momentos na parte de Russel que são explicados pela Min e visse-versa. As duas tramas, até então separadas, se afetam por meios surpreendentes. O final compensa o livro todo. Acho que o Brent se especializou em escrever conclusões de cair o queixo!
Capa original, versão Russel.

De qualquer forma, para quem leu os outros dois primeiros da série, não pode deixar de ler esse para partir para o próximo. É de longe o que eu menos gostei, mas ele serve como uma "ponte" entre o "The Order..." e os acontecimentos que serão narrados no (até então) último livro, o "The Elephant of Surprise", que foi o segundo que eu mais gostei.

Esse terceiro volume foi originalmente publicado sob o nome de "Split Screen" em dois livros separados (o do Russel e o da Min, com capas iguais, mas títulos correspondentes aos narradores), porém teve de ser renomeado por questões de direitos autorais. Ambos os títulos conseguem transmitir com bastante clareza o conteúdo, acredito.



Uma das citações da Min em sua  impressionante aula sobre sexualidade.
É de se bater palmas, já que, lembrando, a Min só tem 16 anos e ela parece saber mais
sobre diversos assuntos que muitos "adultos" por aí.

Dica! O último escrito do Brent Hartinger é uma oneshot da serie do Russel e, pra quem já terminou o "The Elephant of Surprise" (farei resenha em breve!), leia! Está disponível de graça para todas as plataformas online e você pode baixá-la aqui. O nome do conto é "Two Thousand Pounds Per Square Inch" e é uma colaboração com uma campanha de sexo seguro nas escolas americanas. É um texto MUITO bom, muito informativo, mas ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS demais! De todos os livros! Então se você não leu a serie toda, não leia o conto ainda! Há diversas "revelações íntimas" do Russel nessas 7 páginas que são uma necessidade para os fãs da serie!

Nenhum comentário :

Postar um comentário