Review - Geography Club (filme)

8:30 AM Lorena Miyuki 2 Comentários

De uns tempos pra cá tenho percebido uma verdadeira ONDA de gente procurando saber mais sobre Geography Club. Todos os dias ando recebendo ~centenas~ de visitas e todas procurando saber sobre a serie de livros, sobre o filme, se eu vi, se ficou parecido, se... Então vamos acabar com o mistério.

Eu vi a adaptação de Geography Club para o cinema. E aqui está o que eu achei.



Diretor: Gary Entin
Idioma: inglês
Gênero: comédia romântica coming-of-age

Sinopse: Baseado no livro de Brent Hartinger, Geography Club é uma história inteligente, rápida e engraçada sobre o cotidiano de adolescentes que descobrem suas identidades sexuais, sonhos e valores de forma própria. Russel tem 16 anos e ainda sai com garotas enquanto tem uma relação secreta com o melhor jogador de futebol da cidade, Kevin Land, que vai fazer de tudo para que ninguém saiba desse segredo.


Pra quem ainda não leu a minha resenha do livro, veja um resuminho da série:

The Russel Middlebrook Series:
"Geography Club", resenha DO LIVRO aqui.
"The Order of the Poison Oak", resenha aqui.
"Double Feature", resenha aqui.
"Two Thousand Pounds Per Square Inch", conto spin-off da série que falei sobre aqui.
"The Elephant of Surprise", resenha do quarto livro aqui!
Saiba mais sobre a nova série Russel "Middlebrook: The Futon Years", que eu comentei sobre aqui.

A história é basicamente a mesma do livro: um grupo de adolescentes com conflitos típicos da idade resolve criar um grupo "secreto" para discutirem sua sexualidade sem chamar a atenção de ninguém. Então eles criam o "Clube de Geografia" pensando que ninguém se interessaria em entrar e eles seriam os únicos a saber que de geografia eles discutem é absolutamente nada.

Não vou entrar no quesito "qual é melhor", mas não posso deixar de falar que a adaptação ficou bem comercial e, bem, digamos... aceitável. Primeiras impressões: Russel não me pareceu o Russel. Tive dificuldades em enxergá-lo no ator, sabe? Só lá pro meio do filme é que me adaptei e a mesma coisa aconteceu com o Gunnar. A empatia não aconteceu, o que é um ponto negativo para a película (e pra quem leu o livro).

E aí está outra decepção: na minha resenha do livro, disse que o personagem que mais me cativou foi justamente o Gunnar. E no filme ele é simplesmente..... ele não é o Gunnar. Quero dizer, é o mesmo personagem, mas não é, porque a história do Gunnar é diferente. No livro Gunnar é da Noruega e conhece Russel na escola há uns quatro anos, é esperto/inteligente e anda com a Min mais que com Russel. No filme, Gunnar é um típico garoto americano, meio bobo e ele e Russel são amigos desde criança, além dele não conhecer a Min nem falar com ela. Esses simples fatos tiveram influência na adaptação toda, envolvendo todos os personagens. O Gunnar do filme é até meio arrogante, age impulsivamente e eleva a voz a todo instante! A briga que ele e Russel tem no filme é muito diferente da que eles têm no livro, pelo menos a meu ver, quando discutem que querem sair com as garotas e ele pede que Russ o ajude, indo com ele para fazer companhia.

Isso estragou muito do filme pra mim. Fora que a Min foi totalmente deixada de lado! Ela, toda espertinha e cheia de frases de efeito, ficou como a coadjuvante nerd. O relacionamento dela com a Terese? Puff! Uma coisa estranha, já que a Terese também não é a Terese do livro. A criação do Clube de Geografia? Não existe. O Clube já está lá antes do Russel e ele só "aparece" dentro dele porque a Min o convida. O relacionamento dele com o Kevin? Pouquíssimo explorado! É bem natural e tal, mas a maior parte da vida do Russ se concentra no Kevin, e no filme parece que ele é só um ínfimo pedacinho dela, com o Gunnar preenchendo a maior parte falando de garotas. Nem o Clube é muito visto!

Enfim. Acho que já deu pra perceber que não gostei muito da adaptação, né? Não é um filme ruim, pelo contrário. Foi aclamado por mostrar uma "realidade homossexual normal" (não me perguntem o que isso quer dizer, por favor) e é bem sessão-da-tarde, eu acho. É um filme mais voltado para pré-adolescentes, bem curtinho e com pouco desenvolvimento em questões de trama, linguagem, complexidade. Quem não leu o livro provavelmente irá gostar. Quem gostou do livro provavelmente deve ter odiado, mas eu fico mais na neutralidade. Não vejo como uma adaptação do livro exatamente, mas da história que o livro levanta. Dá pra entender? Prefiro ver os dois como coisas separadas, o livro e o filme, por isso disse que não dá pra ficar comparando "qual é o melhor".

Pra quem leu o livro e viu (ou quer ver) o filme, aqui vai uma listinha das coisas que são diferentes nos dois, pra ninguém ficar desavisado. ATENÇÃO, CONTÉM SPOILERS, então não leia se não quiser estragar a diversão (ou se não tiver lido o livro, enfim). A lista não é minha, surrupiei da wikipedia e traduzi, somente!


  • No livro, Russel passa somente umas páginas questionando sua sexualidade e já se assumi totalmente gay. No filme, ele passa o tempo todo dizendo que não sabe o que é.
  • A novela começa com Russel na escola. O filme, com a turma numa excursão escolar. Não existe essa excursão no livro.
  • Diferenças entre personagens: Gunnar (já falei sobre ele ali em cima), Min (no livro ela é feminina, falante e usa maquiagem. No filme ela é vista como nerd e isolada), Terese (no livro ela joga futebol, é loira e popular. No filme ela é meio gótica, gordinha e morena), Ike (no livro ele é alto, robusto, usa bandanas na cabeça e gosta de andar com o pessoal politizado. No filme ele é o personagem mais "feminino", que sempre fala o que pensa e que não sabe se é 100% gay),
  • Russel, Gunnar e Min são melhores amigos no livro todo. No filme, só os dois primeiros se conhecem e Min só conversa com Russel depois de saber sobre ele e Kevin, na excursão.
  • No livro, o primeiro encontro de Russel e Kevin acontece num parque, à noite. No filme, eles marcam no parque à tarde e Kevin vê que é Russel que está lá, fala com ele, mas "se esconde" e os dois só voltam a se falar na excursão.
  • No livro, Russel, Kevin, Min, Terese e Ike vão comer pizza juntos e aí é que tem a ideia de montar o Clube de Geografia. No filme, Kevin nunca fala com Min ou ninguém que não seja Russel, e o Clube já existe antes deles todos.
  • No livro, os pais do Kevin não se relacionam com homossexuais e são descritos até como homofóbicos. No filme, é exatamente o contrário.
  • No livro, Russel e Kevin jogam baseball, e no filme, futebol americano.
  • No livro, Brian Bund é gago. No filme, ele treme as mãos quando está nervoso.
  • No livro existe uma personagem a mais, a Belinda, que acabou ficando fora do filme. O diretor preferiu focar no Brian e só nele, fazendo suas partes e falas serem maiores.
  • No livro, o término entre Kevin e Russel é muito maior e mais difícil. Há muito conflito entre os dois e no fim Russel é quem decide ser "o bom garoto" e fazer a coisa certa. No filme, Kevin aceita tudo muito bem, não faz nenhum comentário homofóbico nem age de maneira violenta com Russ. Não há muita interação entre eles e Russel parece não sofrer nada pra deixá-lo.
  • A porta do Clube que aparece no filme é bastante parecida com a imagem da capa do livro, o que é muito legal.
  • E tanto no livro quanto no filme os pais do Russel não existem. No filme há menções sobre o pai dele, mas nada que justifique essa coisa bizarra.
Não há notícias sobre a possível adaptação dos outros livros da serie para o cinema. A The Russel Middlebrook Series contém quatro livros lançados e Brent disse que poderá haver um quinto livro, contando a história de Russel na faculdade. Não acredito que farão os filmes dos outros livros, mesmo porque Geography Club não foi lá muito bem aceito nem lucrativo - infelizmente.

Pra quem quiser comprar o livro, aqui vai o link (nas duas lojas, é só clicar):

Free Delivery on all Books at the Book Depository

2 comentários:

  1. O poster do filme dá uma enganada. Por um segundo pensei que fosse algum remake do clube dos cinco. Enfim, ótima critica, parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, agora o que eu queria, era uma Série desse filme, ficou muitas coisas adesejar, agora si tiveasd uma serie com ele elenco seria muito massa. Por favor criem uma série

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...