16/12/2014

Top Ten Tuesday: Os dez melhores livros que li em 2014

Fiz um top ten em junho desse ano, já com os 10 melhores que tinha lido até a metade de 2014, mas agora venho com a lista oficial.


Antes do top 10, vou comentar a listinha de resoluções literárias que fiz em janeiro e que parece que foi ontem! Minha meta inicial tinha 30 livros "obrigatórios", e eu me surpreendi por ter conseguido ler, ao todo, quarenta e dois livros em 2014! (fora os livros acadêmicos, que eu nem contei) Acho que, depois de ter passado para a fase adulta da vida (leia-se com menos tempo livre pra ler), esse foi meu recorde e fiquei muito feliz!! Foi um ano que tirei pra mim, pra trabalhar nas minhas coisas e a leitura estava entre as prioridades. Infelizmente não consegui ler tudo o que estava nas resoluções, nem na minha prateleira, mas boa parte eu consegui riscar da lista. Outra coisa que me surpreendeu em 2014 foi perceber o tanto de livro nacional que eu comprei e li! E eu comprei bem menos livros esse ano, tentando priorizar os que eu já tinha em casa e também os e-books - e isso contribuiu pra que eu lesse mais, eu acho, a possibilidade do e-book.

Enfim. Das resoluções de 2014, eu consegui ler 6 continuações de séries que eu tinha começado em anos anteriores e outros que já estavam na fila também de metas passadas. Dos nacionais que eu listei, consegui ler 5, e todos eu adquiri esse ano mesmo. Dos outros livros que li, ou seja, muito mais da metade, foram todos "inesperados/espontâneos" que surgiram no caminho (ou estavam escondidos na prateleira) e que eu resolvi dar uma chance.

Ah! Outro fato que contribuiu pra minha meta ter sido tão grande: o clube do livro. Eu li 80% dos livros do clube esse ano! Comentando todos no mês deles, certinho! E pretendo continuar com isso em 2015!

Agora sim, a lista! Lembrando que não estou classificando em ordem de importância/preferência, ok?

Os Dez Melhores Livros que Li em 2014

1. The Raven Boys (ou Os Garotos Corvos #1). Li no clube e acho que foi uma das maiores surpresas de 2014. Entrou pra lista das melhores séries literárias na minha opinião. Foi extremamente prazeroso descobrir a Maggie e os meninos e, nossa, não tenho nem palavras! Talvez o melhor livro de 2014! Ainda não li Blue Lily, Lily Blue por estar tentando (miseravelmente) prolongar a existência da série, me julguem. Destaco também o ótimo trabalho da tradução brasileira, quase impecável!

2. Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo. Fiz resenha aqui, um livro que me emocionou muito e me inspirou ainda mais a escrever esse ano. Foi aquele que, quando me perguntavam qual livro eu recomendava, era o primeiro a vir na cabeça. Inclusive fiz umas 4 pessoas lerem comigo e todo mundo se debulhando em lágrimas e.. Enfim. Leiam. Um dos melhores lançamentos em território nacional, e um achado na literatura internacional. Mereceu todos os prêmios que ganhou. E tem essa capa maravilhosa!!

3. Isla and The Happily Ever After. Ah, Stephanie! Tem sempre alguma coisa dessa mulher nas minhas listas de "melhores", né? Talvez seja minha autora contemporânea favorita, sabe? Isla não decepcionou nem pouquinho, pelo contrário. Ainda fico com Anna como o melhor da "trilogia", mas Isla vem em segundo. Eu li em um dia (no dia do lançamento, risos risos) e tenho vontade de ler de novo e de novo e de novo e... Fiz até fanart, vem ver!
Agora é esperar pra ver se alguma editora (Novo Conceito, alô?) vai (re)lançar Isla (e os outros com as novas capas). Por favor, diz que sim!!

4. Insurgente (Divergent #2) Eu li a saga toda em janeiro, e fiquei muito empolgada com tudo, entrei no clima mesmo, sabe? Entrou pra lista de séries que eu também recomendo, mas o segundo livro foi o que mais me prendeu. Não gostei do terceiro, o primeiro foi bonzinho. E eu gostei do filme, antes que me perguntei, principalmente da trilha sonora. E eu não gostei das edições brasileiras, não mesmo. PS.: personagens terciários = amor eterno.

5. Fangirl. Tentei não repetir a lista que já tinha feito no meio do ano, mas esse não teve como escapar. Rainbow Rowell: outro achado da literatura! E Fangirl é o livro que representa minha vida, sem mais. Fiz questão de comprar, inclusive, a edição limitada com o poster da Emergency Dance Party, desenhado pela Noelle, uma artista que também tive o prazer de descobrir graças à Rainbow!

6. Correr ou Morrer (Maze Runner #1) Fiz uma maratona pra ler antes de ver o filme, e depois de ter conseguido comprar o box e tal... Achei que nem ia gostar, mas adorei?? A premissa é muito interessante e eu estou guardando os outros livros pro ano que vem, só pra degustar aos pouquinhos e pra ficar mais perto do lançamento dos filmes e eu não esquecer os detalhes. A tradução ficou bacaninha, vai.

7. Sangue de Tinta (Mundo de Tinta #2) Cornelia nunca decepciona, né? Estou lendo um por ano praticamente, pela história ser bastante densa e eu consegui capturar os detalhes, que são a parte mais encantadora dessa trilogia além da obra de arte que são os livros físicos, claro. Esse segundo volume é muito mais maduro, mais emocionante e cheio de reviravoltas interessantíssimas! Essa mulher sabe mesmo como manipular a teoria do caos, fico impressionada! Also: Farid <333 amor demais!

8. Battle Royale. Fazia tempos que eu não lia algo tão grande quando BR. Demorei eras pra terminar - tanto pelo tamanho, quanto pela tensão/clima da história. Confesso que demorei pra me "apegar" ao livro, mas a trama é maravilhosa demais pra deixar de gostar, e a edição brasileira merece destaque, viu?

9. O Beijo das Sombras (Vampire Academy #3) Comecei 2014 tentando finalizar as séries de 2013, e vou terminar o ano com mais umas 4 novas encaminhadas pra 2015! Vampire Academy é uma delas, que eu demorei séculos pra ler por puro preconceito mesmo. Daí peguei o primeiro, o segundo, o terceiro.. E estou no quarto, assim, como quem não quer nada. Gostei muito do terceiro, mas muito, muito mesmo! A escrita é simplista e sem nada que atraia muita atenção, mas os personagens são bem construídos e a trama, que vai se ligando a cada detalhe, me empolgou pela complexidade nada aparente. Uma surpresa bem-vinda!

10. My True Love Gave to Me. Por fim, vou colocar um dos últimos que li em 2014 e que me encheu de amor! De novo, Stephanie, você mora no meu coração! Esta coletânea de contos de Natal reúne diversos autores na temática, e foi uma delícia descobrir gente nova pra ler, com escrita maravilhosa e histórias de encher os olhos e a alma! Ela está sendo lançada aqui sob o nome de "O Presente do Meu Grande Amor" pela Intrínseca, e que se fosse hardcover eu comprava na hora... Um detalhe: achem os casais dos contos no desenho da capa!

BONUS - melhor livro nacional que li em 2014: A Ilha dos Dissidentes, da Bárbara Morais. Gente! Que descoberta maravilhosa foram essas meninas do Grupo Autêntica! A Bárbara, a Dayse, A Fernanda Nia do Como Eu Realmente e todo mundo que faz parte desse ~universo~. Tive o prazer de conversar com elas no clube do livro, pessoalmente na Bienal de Minas, e, claro, no twitter. Apostarei todas as minhas fichas (e dinheiros) nos nacionais da Gutenberg, com toda certeza. Inclusive, todos estão na minha lista, pena que o preço nunca abaixa/nunca tem promoção boa, e eu sobrevivo com salário de professora, então... Enfim! Leiam! Sybil e Andrei merecem toda a sua atenção!


BONUS 2 - pior livro que li em 2014: Mitral, da Thayane Gaspar, sem sombra de dúvida. Um descaso da "editora", mas, pior ainda, da própria autora, que parece nem ter lido o manuscrito uma segunda vez pra corrigir erros de ortografia bizarros. Enfim. Decepção total.


Clique para ver todos os livros que li em 2014 (ou quase, porque o Goodreads não tem todos eles)

(e eu li muita coisa acadêmica também, que não salvei, mas que provavelmente deve ter dobrado minha meta de 40 pra 80 livros, sério!):

2014 Reading Challenge

2014 Reading Challenge
Lorena has completed her goal of reading 40 books in 2014!
hide

Nenhum comentário :

Postar um comentário