16/02/2015

Lista - Meus filmes favoritos

Não sei por qual motivo resolvi, mas este post está surgindo do nada mesmo. Não vou falar de lançamentos, nem de um gênero específico, só serve pra mostrar os meus filmes favoritos de todos os tempos e, talvez, explicar a razão por eles estarem na lista. Ok?

A ideia era fazer um top 10, mas vi que tem muito mais que isso e que devem entrar na lista, então ficou só... lista mesmo! E bem grandinha, por sinal.

A ordem é aleatória, não em sentido de classificação.



O Fantasma da Ópera, versão do Andrew Lloyd Weber. Eu amo O Fantasma, o livro, a lenda, a história, a ópera, tudo. Mas essa versão do Andrew me conquistou para todo o sempre pela orquestra e pela adaptação da música que eu mais amo da ópera, Masquerade.


The Love os Siam, versão do diretor
Sempre que alguém me pede uma recomendação de filme aleatório, e/ou que tenha alguma coisa de boys' love, eu recomendo Siam. Esse filme é maravilhoso, a trilha sonora é maravilhosa. A história é tão profunda e, ao mesmo, tão sutil que duvido alguém ver e não se emocionar. Eu choro só de lembrar :(

A Lagoa Azul
É, esse mesmo que vocês estão pensando, com a Brooke Shields e tal. E não tenho vergonha de admitir que é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos, eu sempre vejo (se estou disponível) quando passa na TV. Meu sonho quando mais nova era morar numa ilha "deserta" por causa desse filme (e d'A Ilha do Tesouro', do Stevenson, meu livro favorito até os 12 anos, eu acho).

Titanic
Esse mesmo. Acho que foi o filme que eu mais vi na minha vida (não contei quantas vezes vi A Lagoa Azul, mas devem estar quase empatados) e que sempre vou assistir quando tiver a oportunidade. Tenho todas as coleções lançadas possíveis, inclusive o primeiro "box" de filme trazido ao Brasil que foi dos 3 VHSs de Titanic, sabiam? Eu tenho essas fitas até hoje, não me desfaço nunca. Posters, documentários, brindes, revistas, tudo o que você possa imaginar eu tenho. Foi uma época que eu vivia pra pesquisar coisas sobre o naufrágio e o filme com meu ator favorito só serviu pra aumentar minha estima por ambos.

O Labirinto do Fauno
Ah, esse filme! Que obra de arte em forma de imagem, não é mesmo?! Não sei nem o que dizer, só que ele tem todos os elementos que eu gosto numa narrativa fascinante e com um final maravilhosamente bem construído.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
Eu acho que já falei tudo o que tenho pra falar sobre esse filme, e provavelmente vai ser o único nacional da lista por motivos dele: ele me representa. Simples assim.


Eu Sou A Lenda
Eu adoro esse filme?? Curiosamente nunca tive vontade de ler o livro, porque todo mundo diz que é uma porcaria e eu não quero estragar o que o filme é pra mim. Mas é outra daquelas histórias que possuem muitos elementos que eu gosto de tratar e ver: cidades abandonadas, "apocalipse", "zumbis".

O Jardim Secreto
Era o filme que eu mais amava quando criança, e que também não deixei de amar quando adulta, principalmente depois de ler o livro. É o meu clássico conto de fadas, que me inspira muita coisa até hoje. Uma preciosidade!


Tudo Que Uma Garota Quer
Um conto de fadas moderno, acho que deve ter sido um dos primeiros do "gênero", digamos. Eu era louca pela Amanda Bynes na época e a trilha sonora cantada e composta pelo Oliver James me derrete até hoje. Vejo sempre que passa na TV também.

O Nome da Rosa
Outro que eu nunca tive nem vontade de ler o livro, pelo menos não por enquanto, mas quem sabe um dia? Foi um dos filmes que eu vi para a escola mesmo e que se tornou um clássico favorito. A ambientação e o clima são o que eu mais gosto, mas devo saber até as falas de memória, sério.


O Segredo de Brokeback Mountain
Esse mesmo, que me faz desidratar até hoje. Na época, eu cheguei a ler o conto que inspirou o filme, mas lembro que não gostei (apesar de não saber exatamente do quê). Vou relê-lo em breve, inclusive para fins de comparação. Eu assisto o DVD sempre que quero chorar (?) - e eu choro muito, descontroladamente, e ainda fico naquela negação "por quê?! Mas por quê?!!!" por semanas.

O Albergue
Eu acho a ideia desse filme tão original (para a época) e tão bem executada que eu já devo tê-lo visto umas 10 vezes, só por causa da história (juro). Na época, eu cheguei a escrever algo bem parecido com essa trama, mas com menos violência, o que deve ter contribuído para a minha adoração. Não vi as sequências e nem tenho vontade.

Efeito Borboleta
O filme que me inspirou a escrever (e estudar) sobre Teoria do Caos. Marcou minha adolescência e é até hoje um favorito pela brilhante execução e originalidade da ideia central.

A Viagem de Chihiro
Acho que foi o filme que me fez gostar de animações depois de ter "crescido", digamos. Vi no cinema umas 3 vezes, aliás, e tenho toda a trilha sonora para escutar sempre que posso, inclusive cantando, sim. Confesso que só fui saber das metáforas e das "mensagens subliminares" anos e ANOS depois, e isso não muda minha paixão por Chihiro, pelo contrário. Miyazaki é um gênio.

Vida de Inseto
Meu primeiro Pixar, lá quando eu tinha o VHS com um holográfico bonitinho ganhado de aniversário. Marcou minha infância e eu aprendi muito com a história. Eu adorava tanto que meu bonequinho do Flik, a formiga, era uma atração a parte.

Do Inferno
Eu gostaria de listar muitos outros filmes do Johnny Depp antigos (Chocolate, Janela Secreta, etc.), mas From Hell tem um lugar especial na lista pelo clima e pelas aparições/casos. E Jack Estripador, claro. Não li a HQ não, então nem vou julgar a adaptação.

Sociedade dos Poetas Mortos
Esse. Filme. Se Hoje Eu Quero Voltar Sozinho me representa em alma, esse aqui me representa em corpo (??). Uma lição maravilhosa, uma ambientação mais linda ainda e: colégios, e livros, e aulas, e sociedades secretas!!! Acho que vou assistir de novo, peraí...

Space Jam: O Jogo do Século
Eu adoro a trilha sonora, e revi esse filme nesse último final de semana, por coincidência. Não tenho muita coisa a dizer, só que também marcou minha infância e é o filme favorito do meu namorado, hê.

Prometheus
Acho que é um dos poucos mais recentes da lista, mas eu me apaixonei por esse filme principalmente porque eu não esperava absolutamente nada dele. Como boa nerd que sou, adoro o Alien original e as conexões que Prometheus fez com ele me deixou meio extasiada, maravilhada. Fã.

Contágio
Outro que vi sem expectativa nenhuma (porque ganhei ingresso no cinema) e me surpreendeu positivamente. É parecido com a história de um livro que minha mãe adora, mas a trama do filme é bem mais legal. E eu gosto desse tipo de atmosfera, apesar de ter algumas coisas muito forçadas no meio.

Pecado Original
Vou confessar uma coisa: vi esse filme escondido na época, porque a locadora não o alugava para menores de 18 (por um motivo bem óbvio, claro). Tirando a parte do 18+, a história é muito fascinante, ainda mais se formos pensar que foi "baseada em fatos reais". Revejo sempre.
Distrito 9
Uma história original e muito bem roteirizada, com uma ambientação espetacular e um estilo de imagem (e filmagem) que me agrada muito.
Um filme que eu queria ter escrito. Sem mais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário