04/08/2015

Os Desafios da Escrita - Sobre Parcerias


Todo mundo sabe que vida de escritor no Brasil é sofrida - mais ainda se você é independente e/ou de editora pequena. Pois bem, vou usar esse post pra responder às dezenas (centenas?) de solicitações de parceria que venho recebendo ultimamente. Continue lendo se o assunto te interessa e/ou se por acaso foi uma das pessoas que me contatou pessoalmente sobre o assunto.


Vamos por partes.
Vou falar de parcerias comigo, Lorena Miyuki, A AUTORA.
E mais abaixo falo de parcerias DO SITE MARCADO COM LETRAS.

Parcerias com a autora Lorena Miyuki

Primeiro: eu não tenho livros físicos pra distribuir. Ponto final.
Não adianta pedir e achar que estou "de má vontade" em ~dar~ os livros.
Eu não os tenho. Como vou dar algo que não tenho?! Capiche?

A maioria dos meus trabalhos foi publicada DE FORMA DIGITAL e está disponível na Amazon.
Todos os livros que estão lá custam menos de DEZ REAIS. Dez. Reais. Que é o preço que considero justíssimo para um livro.

Não distribuo NENHUMA das minhas obras digitais a ninguém - nem blogueiro, nem amigo, nem parente. Tenho motivos: um deles é a pirataria. Já vi livros meus rondando pelos confins de fóruns onlines e sites de "distribuição" e sei que foram postados por pessoas que eu confiava, então não faço esse favor a mais ninguém.
O segundo motivo é: plágio. E o terceiro, e mais importante, é: você quer incentivar autores nacionais, nada mais certo e justo que começar comprando as obras deles. Eu acho, né?

Segundo: "Você É Só Pra Mim" pertence à Editora Metanoia, portanto qualquer parceria deverá ser solicitada diretamente com ela. Ok?
De novo: eu não tenho exemplares físicos dos meus livros aqui comigo! Os livros ficam com a editora. Se quiser comprar, a loja virtual deles está disponível aqui.

Por favor: antes de solicitar parceria com autor, verifique essas informações! Se o livro foi publicado por editora, se não, qual delas, se elas fazem parcerias, etc, etc. É só uma pesquisa básica, sabe? E que evita muita coisa. E isso não vale só pra mim, vale pra QUALQUER AUTOR.

Então você não faz parceria, Lorena?

É claro que faço, mas aí depende do que você chama de parceria.
Com os detalhes descritos acima, eu, Lorena Miyuki autora, posso o seguinte: passar todo o material de divulgação que você quiser! Banners virtuais, postagens, trechos, talvez até capítulos em PDF (dependendo da obra). Dou entrevistas, palestras, falo sobre meu trabalho o quanto você quiser!
Sempre envio marcadores pra quem me pede; Se você compra alguns dos meus livros e entra em contato, eu envio o que estiver disponível!
Se comprou o "Você É Só Pra Mim" com a editora e não foi marcador dele, é só me pedir!
Enfim, tudo tem que ser conversado e o bom senso tem que prevalecer.
Pra isso, envie e-mail para marcadocomletras@gmail.com e pronto!

Aproveito para deixar esclarecido:
O Marcado com Letras NÃO É UM BLOG! É um site pessoal de divulgação do meu próprio trabalho - já que, inclusive, conta com uma ÁREA DE DOWNLOAD dos meus textos.
As resenhas e divulgações que faço são de editoras e autores que queiram ter seus livros analisados por mim e/ou divulgados, mas somente aqueles que tiverem personagens LGBTs e que tratem de diversidade - e pode ser qualquer gênero literário.
Não troco divulgações de blogs, nem comentários, banners, posts, nada do tipo porque não é esse o objetivo do site.
Divulgo links sim de resenhas feitas por outras pessoas, porém, de todo o meu trabalho e de trabalhos nacionais que envolvam literatura queer! Principalmente por meio do facebook!

Não trabalho com o Marcado com Letras em tempo integral, não ganho dinheiro com ele, por isso não fiquem chateados por eu não "aceitar" parcerias do tipo. Não promovo outros blogs/sites que não tenham conteúdo afim ao meu, ok?

Parceria do ML com outros autores

Dito isso: eu faço parceria com autores e/ou editoras que queiram ter seus livros resenhados e/ou divulgados aqui! Lembrando que tem que ser literatura colorida, certo?

Eu eventualmente vou atrás de autores sim oferecendo o trabalho de análise da obra, divulgação e resenha se ela tem conteúdo similar ao que eu disponibilizo aqui, no site. Se você não foi contatado e quer ter sua obra aqui, é só entrar em contato!

Para ver qualquer uma das minhas resenhas feitas por parceria, aqui tem um apanhado:
Fake, do Felipe Barenco.
Entre Garotos, do Pablo Torrens.
North Bound, do Natan Caetano.

Todos os outros livros aqui resenhados e/ou citados, cuja lista está disponível aqui, foram adquiridos pela minha própria pessoa, sem qualquer tipo de envolvimento do autor e/ou da editora responsável.

Bem. Esses são alguns detalhes sobre parcerias.
Qualquer dúvida ou se quiserem tratar de exceções, me procurem!

2 comentários :

  1. Oi, Lorena!
    Adorei sua postagem. É sempre bom manter os blogueiros e autores que procuram parcerias. No caso do autor, acaba dando prejuízo para ele, quando não tem exemplares para enviar e precisa tirar do próprio bolso. Se é o autor que vai atrás do blogueiro, nada mais justo que ele envie. Agora se é o blogueiro que está procurando, ele precisa estar preparado para o 'não'.
    Quanto às parcerias de blogs com autores, por vezes, acaba se tornando algo cansativo. É um tempo que deixamos de lado para ler outras coisas que talvez nos interessariam mais; portanto, é fundamental que o leitor-blogueiro sinta afinidade com a obra, caso contrário, pode se tornar algo maçante.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Acho engraçado ver a quantidade de pessoas que reclamam como o mercado editorial do Brasil é difícil, e aí quando algum autor consegue ter seu trabalho publicado eles ficam reclamando do preço ou pedindo cópias de graça, e no seu caso que trabalha com literatura queer isso tudo é ainda mais difícil. Parece que não enxergam a quantidade de tempo que foi dedicada em uma obra, e que pagar por aquilo é um reconhecimento mínimo por tudo que foi feito.

    ResponderExcluir