Dicas de Escrita, Leitura Crítica e Sensível

3:10 PM Lorena Miyuki 0 Comentários

Índice dos posts já publicados sobre dicas de escrita e artigos anexos:



Sobre o serviço de leitura crítica e leitura sensível:

Como assim?

Eu já dou muitas dicas de escrita aqui, pra quem ainda não sabe. Elas são de graça mesmo, porque eu gosto de ajudar quem se dedica à ~arte das palavras~, sabe? É um prazer enorme ver gente crescendo nesse ramo, principalmente quando é alguém próximo ou que eu ajudei, de alguma forma.


A crítica literária faz uma revisão geral do que o escritor quer que a gente dê uma olhada. É isso o que um crítico avalia: a CONSTRUÇÃO do texto, não o TEMA, ou o autor ou qualquer outra coisa, mas a forma como a trama é construída. Isso inclui, eventualmente, também falar de grafia, gramática, essas coisas, mas não é exatamente o foco. Sempre colocamos os pontos positivos e negativos, sem deixar de lado os problemas a serem tratados ou os aspectos a serem melhorados.

O serviço de leitor crítico é mais completo e minucioso. Ele implica um compromisso sério com o autor, já que, além de tudo, envolve sim um custo financeiro.
Também ofereço o serviço de leitor sensível que ajuda na construção de representações de minorias, no meu caso focado em pessoas LGBTQ.

Como funciona o leitor crítico?

Você tem um texto completo? Um romance, uma obra, um artigo, um conto, qualquer coisa finalizada (ou em fase de finalização), e quer saber como ficou? É pra isso que a gente serve.
O leitor crítico se atenta, além da construção geral do texto, aos seguintes critérios:

Coesão e coerência, clareza da narrativa, ritmo, correção gramatical e ortográfica, diagramação (caso você já tenha essa parte pronta, podemos avaliá-lá também) e enfim o aspecto geral da obra.

Nosso trabalho é evidenciar o que está bom, o que precisa ser mudado e o que você pode esperar de leitores que vão sim criticar a sua obra.

Em suma...

O nosso serviço de leitor crítico terá obrigações com o escritor: mostrar furos na história, cuidar de pontos de vista, tempo das cenas, lugar...algo próximo ao que um assistente de redação de novelas faz: um retrato da cena para que a seguinte tenha continuidade e coerência nos mínimos detalhes.
O leitor crítico faz retratos fiéis de cada cena da história, e cuida da sequência e coerência da mesma, além de ajudar na composição escrita (gramática e ortografia) da obra, porém com a ciência de que ele não será um revisor ortográfico - este serviço também pode estar incluso

Como funciona o serviço de leitor sensível?

De certo modo, aqui o serviço de leitura sensível vem anexo ao de leitura crítica se o texto em questão tiver em seu conteúdo algo que seja do escopo LGBTQ, principalmente textos voltados ao público juvenil.

Como mestre e pesquisadora de literatura de representação, além da experiência, ofereço a leitura de textos com o objetivo de procurar detalhes que possam ser ofensivos ou que reproduzam discursos estereotipados, preconceituosos, de ódio ou mesmo problemáticos. A leitura sensível procura adequar a representação à realidade em que o personagem se encaixa.

No caso do nosso serviço de leitura sensível, ele é válido para textos que abordam e representam personagens queers (LGBTQ), em especial os voltados para o público juvenil e jovem adulto.

Se você contratar o serviço de leitura crítica e seu texto se encaixar nesses parâmetros, a leitura sensível já está inclusa no pacote.

Como faço para contratar? Ou pra saber mais detalhes?

Acesse o site: bit.ly/SolucoesLiterarias
Lá estão todas as dúvidas, depoimentos e tudo o que você precisa saber sobre todos os serviços.

Caso queira mais detalhes, basta mandar um e-mail especificando o que você quer e o que você já tem - se é um artigo, um conto, um livro completo, etc. Quanto mais informações, melhor - número de páginas, palavras, tema, título, sinopse, etc.

Responderemos com a nossa possibilidade e expectativa de leitura - afinal, não somos robôs e não conseguimos ler uma coisa da noite pro dia, se você precisa de algo urgente - e com o valor do serviço, ok?

Os contatos serão feitos todos por e-mail mesmo. Qualquer dúvida, não deixem de nos escrever também. E-mail: contato.leituracritica@gmail.com

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...